A escultora Adriana Janacópulos

Autores/as

  • Marta Rossetti Batista Universidade de São Paulo / Instituto de Estudos Brasileiros

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i30p71-93

Palabras clave:

arte brasileira, escultura brasileira, história da arte no Brasil, influência francesa.

Resumen

Educada na Europa, Adriana Janacópulos iniciou sua carreira de escultora em Paris, onde participou de vários Salões dos anos 20; dedicava-se sobretudo aos retratos. Regressou ao Brasil em 1932, vivendo desde então no Rio de Janeiro; reconhecida pelos inovadores cariocas, executou alguns monumentos marcantes. A partir do final da era Vargas, voltou-se para pequenas esculturas; isolou-se do meio artístico e foi esquecida. Sua obra, moderna mas ligada à figuração e à prática tradicional do metiér, sempre harmoniosa e calma, pautou-se pelo rigor estrutural, pela síntese formal e expressiva. Uma produção de mais de trinta anos que merece ser recuperada na História da Arte no Brasil.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Marta Rossetti Batista, Universidade de São Paulo / Instituto de Estudos Brasileiros
    Professora Assistente Doutora do IEB (área de Artes).

Publicado

1989-12-31

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Batista, M. R. (1989). A escultora Adriana Janacópulos. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 30, 71-93. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i30p71-93