Plano em repouso / plano em tensão: considerações sobre a teoria da forma de Adolf von Hildebrand e a arte brasileira do século XX

Auteurs

  • Tadeu Chiarelli Universidade de São Paulo / Escola de Comunicações e Artes

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i40p191-206

Mots-clés :

A teoria da forma de Adolf von Hildebrand no Brasil, arte brasileira contemporânea, Galileo Emendabili, o relevo na arte brasileira.

Résumé

Este ensaio tenta levantar algumas singularidades das artes visuais brasileiras deste século, tendo como base uma reflexão sobre a teoria da forma do escultor e teórico alemão Adolf von Hildebrand aplicada ao contexto da arte brasileira atual.

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Biographie de l'auteur

  • Tadeu Chiarelli, Universidade de São Paulo / Escola de Comunicações e Artes
    Professor de História da Arte no Brasil do Departamento de Artes Plásticas - ECA/USP.

Téléchargements

Publiée

1996-01-31

Numéro

Rubrique

RIEB010

Comment citer

Chiarelli, T. (1996). Plano em repouso / plano em tensão: considerações sobre a teoria da forma de Adolf von Hildebrand e a arte brasileira do século XX. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 40, 191-206. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i40p191-206