Amor, Medo e Salvação: Aproximações Entre Valdomiro Silveira e Guimarães Rosa
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i41p97-122Mots-clés :
Regionalismo, Oralidade, Formas simples, Amor e medo, Literatura comparadaRésumé
Valdomiro Silveira reduz sua narrativa "Salvação" à história de animais, sem ser uma fábula, e inclui-se no conjunto de obras que, para evitar a explicitação do erotismo, encobre o amor com medo. "a hora e vez de Augusto Matraga" não camufla o erotismo e dá sentido à personagem e ao texto, aproveitando como forma a saga nordestina (cordel), a história de vida de santos, o tema do "Judeu Errante" e a parábola. A força dos contos de Sagarana advém do sistemático aproveitamento dos pequenos gêneros, que se encontram na oralidade e que servem de base tanto para a produção, como para a recepção de textos ou de enunciações. A oralidade, que serve para mostrar o caipira como capaz de espiritualidade profunda, é também recurso manutensor do segredo religioso.##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
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Publiée
1996-01-31
Numéro
Rubrique
RIEB010
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Comment citer
Sperber, S. F. (1996). Amor, Medo e Salvação: Aproximações Entre Valdomiro Silveira e Guimarães Rosa. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 41, 97-122. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i41p97-122