Mário de Andrade, Francisco Curt Lange e Carleton Sprague Smith as discotecas públicas, o conhecimento musical e a política cultural
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i57p181-204Palavras-chave:
Americanismo musical, Mário de Andrade, discotecas, documentação musical, musicologia.Resumo
A proposta deste artigo é, a partir da reunião de focos correlatos de pesquisas, esboçar, no panorama americano dos anos 1930 e 1940, o interesse que tinham o brasileiro Mário de Andrade, o teuto-uruguaio Francisco Curt Lange, e o norte-americano Carleton Sprague Smith no Americanismo musical. Trazendo à luz a correspondência escrita desses três musicólogos e passando pela atuação de Oneyda Alvarenga, visa-se expor a preocupação com a documentação sonora àquela época, em que se enfatizou a criação de discotecas públicas como suporte ao conhecimento musical, na América, bem como lançar um olhar sobre ações de pessoas ligadas a instituições públicas, seus perfis, ora parecidos, ora distantes, seus interesses, ao mesmo tempo comuns e difusos, naquele cenário histórico e político.Downloads
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Publicado
2013-12-31
Edição
Seção
Dossiê Mario de Andrade
Licença
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Como Citar
Toni, F. C., & Carozze, V. M. (2013). Mário de Andrade, Francisco Curt Lange e Carleton Sprague Smith as discotecas públicas, o conhecimento musical e a política cultural. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 57, 181-204. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i57p181-204