Componentes hemolinfáticos em vetores do Trypanosoma cruzi: estudo em doze espécies da subfamília Triatominae (Hemiptera: Reduviidae)

Autores

  • Lilián Etelvina Canavoso Universidad Nacional de Córdoba; Secretaria de Ciência y Tecnologia
  • Edilberto René Rubiolo Ministerio de Salud y Acción Social; Servicio Nacional de Chagas

Palavras-chave:

Chagas' disease, Vectors, Proteins, Lipids, Lipoproteins, Carbohydrates

Resumo

A subfamília Triatominae (Hemiptera: Reduviidae) abrange um grande número de espécies de importância médica na transmissão de parasitoses provocadas pelo T. cruzi (Tripanosomiase americana). Com a finalidade de contribuir ao conhe-ci-mento da composição química em proteínas, lípides, lipoproteínas e carboidratos da hemolinfa de vetores da doença de Chagas, se apresentam os achados correspondentes a 12 espécies de 3 gêneros, membros da subfamília Triatominae. O estudo foi efetuado com ninfas do 5º estádio e adultos machos das espécies: T. delpontei, T. dimidiata, T. guasayana, T. infestans, T. mazzotti, T. pallidipennis, T. patagonica, T. platensis, T. rubrovaria e T. sordida, o gênero Triatoma, e D. maximus e P. megistus, dos gêneros Dipetalogaster e Panstrongylus, respectivamente. Os achados mostraram diferenças qualitativas na composição proteica, sendo, semelhantes os perfis lipoproteicos. Os lípides, proteínas e carboidratos totais não apresentam diferenças significativas entre espécies e/ou gêneros, e/ou estádios.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

1993-04-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Canavoso, L. E., & Rubiolo, E. R. (1993). Componentes hemolinfáticos em vetores do Trypanosoma cruzi: estudo em doze espécies da subfamília Triatominae (Hemiptera: Reduviidae) . Revista Do Instituto De Medicina Tropical De São Paulo, 35(2), 123-128. https://www.revistas.usp.br/rimtsp/article/view/29015