Diagnósticos de enfermagem: atribuição feita por graduandos de enfermagem a pacientes internados com alterações neurológicas

Autores

  • Maria Lúcia do Carmo Cruz Robazzi Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Emília Campos de Carvalho Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Maria Manuela Rino Mendes Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Eugênia Velludo Veiga Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11691998000200007

Palavras-chave:

diagnósticos de enfermagem em pacientes neurológicos, ensino de diagnósticos de enfermagem, processo de enfermagem

Resumo

Identificou-se categorias diagnósticas e padrões de respostas humanas em pacientes neurológicos, assistidos por alunos de graduação, que lhes atribuíram diagnósticos de enfermagem segundo a Taxonomia 1 da NANDA. A maioria dos diagnósticos referem-se aos padrões Trocar, Mover e Comunicar e a minoria aos padrões Escolher, Perceber e Sentir. A não atribuição de outros diagnósticos possivelmente ocorreu pela menor ênfase dada aos mesmos e inexperiência dos alunos. A intencionalidade dos docentes em desenvolver nos estudantes habilidades de análise e síntese, tem-se mostrado uma experiência positiva.

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Publicado

1998-04-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Diagnósticos de enfermagem: atribuição feita por graduandos de enfermagem a pacientes internados com alterações neurológicas. (1998). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 6(2), 37-46. https://doi.org/10.1590/S0104-11691998000200007