Contribuição à construção de projetos político-pedagógicos na enfermagem

Autores

  • Rosita Saupe Universidade de Passo Fundo
  • Elioenai Dornelles Alves Universidade de Brasília; Departamento de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692000000200010

Palavras-chave:

educação, enfermagem

Resumo

A partir da conceituação de projeto e projeto político-pedagógico, apresenta uma proposta para sua construção fundamentada em marcos. Os marcos indicados incluem: o referencial, o filosófico, o conceitual e o estrutural. O marco referencial é o ponto de partida, ou seja, o conhecimento e crítica da realidade; o marco filosófico representa as crenças e valores da comunidade envolvida no projeto; o marco conceitual é representado pela teoria ou conceitos que dão suporte à proposta; e, finalmente o marco estrutural estabelece as competências e o perfil do profissional a ser formado e a opção metodológica para organização e desenvolvimento das matérias e disciplinas. A teoria da ação comunicativa, de Habermas, é proposta como metodologia para a construção de projetos.

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Publicado

2000-04-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Contribuição à construção de projetos político-pedagógicos na enfermagem. (2000). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 8(2), 60-67. https://doi.org/10.1590/S0104-11692000000200010