Educação do doutorado em enfermagem no Brasil

Autores

  • Rosalina Aparecida Partezani Rodrigues University of Sao Paulo at Ribeirao Preto; School of Nursing
  • Alacoque Lorenzini Erdmann Federal University of Santa Catarina
  • Isília Aparecida Silva University of São Paulo; College of Nursing
  • Josicélia Dumet Fernandes Federal University of Bahia
  • Thelma Leite Araújo Federal University of Ceará
  • Lucila Amaral Carneiro Vianna Federal University of São Paulo
  • Rosangela da Silva Santos Federal University of Rio de Janeiro; College of Nursing
  • Marta Júlia Marques Lopes Federal University of Rio Grande do Sul; College of Nursing

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692008000400003

Palavras-chave:

educação em enfermagem, educação, enfermagem

Resumo

O objetivo do trabalho foi apresentar a trajetória da educação do doutorado em Enfermagem no Brasil de 1981 a 2004. Estudo descritivo, analítico que utilizou dados documentados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (CAPES/MEC), órgão responsável pelo reconhecimento, avaliação e coordenação de estudos de pós-graduação no Brasil. A análise dos dados evidenciou que há treze cursos de doutorado em Enfermagem, com concentração na região sudeste (69,2%), e que o ensino e a produção científica tem sido influenciados pela transição demográfica, epidemiológica e pelos movimentos históricos, sociais e políticos. A produção do conhecimento está relacionada à assistência de Enfermagem, Gestão e Práticas de Saúde e Fundamentos Teóricos do Cuidar. O programa de Doutorado tem preparado líderes em educação, pesquisa e desenvolvimento de políticas públicas, em instituições de saúde e órgãos governamentais.

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Publicado

2008-08-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Educação do doutorado em enfermagem no Brasil. (2008). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 16(4), 665-671. https://doi.org/10.1590/S0104-11692008000400003