O nascimento por cesariana: um estudo sócio-clínico institucional das práticas e discursos profissionais
DOI:
https://doi.org/10.1590/1518-8345.4756.3508Palavras-chave:
Cesárea; Parto; Enfermagem; Saúde; Educação; Ciências Sociais.Resumo
Objetivo: analisar como os elementos sociais, históricos,
econômicos e profissionais influenciam o processo de
institucionalização do nascimento por cesariana, no Brasil
e na França. Método: estudo qualitativo fundamentado no
referencial teórico da sócio-clínica institucional. Os dados
foram produzidos por meio da realização de grupos focais e
entrevista individual, apoiados em roteiros semiestruturados,
com profissionais da saúde, mães e pais e diário de pesquisa. O
estudo contou com 83 participantes. A análise foi feita com base
no referencial teórico e análise temática. Desenvolveu-se análise
cruzada entre os diferentes tipos de dados, serviços, grupos e
entre países. Resultados: os participantes foram caracterizados
em relação à escolaridade, emprego, nível de formação e lugar
de trabalho. Os países pesquisados têm sua estrutura sanitária
e educativa peculiar e são marcados por uma construção sóciohistórica-
econômica delineada pelo patriarcado. A Nova Gestão
Pública influencia ambos os contextos e torna os cuidados de
saúde precarizados. As dimensões técnicas e organizacionais
reforçam uma divisão intelectual e social do trabalho e do
saber em saúde. Conclusão: o processo de institucionalização
do nascimento nos países é marcado por aspectos sociais,
econômicos e profissionais. Práticas e discursos dos profissionais
em seu processo de trabalho influenciam a ocorrência, ou não,
da cesariana.
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