Percepções de alunas de graduação em enfermagem sobre parcerias sorodiscordantes para o HIV/AIDS

Autores

  • Hugo Fernandes Universidade Federal de São Paulo
  • Ana Lúcia de Moraes Horta Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692005000400010

Palavras-chave:

HIV, síndrome da imunodeficiência adquirida, educação em saúde, enfermagem

Resumo

Trata-se de pesquisa qualitativa que teve por objetivo identificar as percepções de alunas de graduação em enfermagem sobre parcerias sorodiscordantes para o HIV/aids. Utilizou-se para o desenvolvimento deste estudo a Teoria das Representações Sociais, buscando o sentir, o pensar e o agir das alunas de enfermagem frente à sorodiscordância para o HIV/aids. Participaram seis entrevistadas com idades entre 20 e 26 anos, regularmente matriculadas no quarto ano do curso de graduação em enfermagem da UNIFESP. Os dados foram coletados pela "Técnica de Desenho Projetivo com Tema" e uma entrevista com roteiro estruturado. Foi realizada a análise com o uso da "Análise de Conteúdo tipo Temática". Os dados obtidos levaram às representações que as alunas de enfermagem possuem sobre parcerias discordantes para o HIV/aids. Contudo este estudo mostrou-se como disparador para maiores reflexões/discussões futuras sobre processos de educação em saúde a casais que vivenciam a sorodiscordância e a atuação de enfermagem frente a temática.

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Publicado

2005-08-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Percepções de alunas de graduação em enfermagem sobre parcerias sorodiscordantes para o HIV/AIDS. (2005). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 13(4), 522-529. https://doi.org/10.1590/S0104-11692005000400010