Formação de pesquisadores: a experiência no mestrado em saúde colectiva da Universidade de Antioquia, Colômbia

Autores

  • María Mercedes Arias V University of Antioquia; College of Nursing
  • María Victoria López L University of Antioquia; College of Nursing
  • Diva Estela Jaramillo V University of Antioquia; College of Nursing

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692007000300019

Palavras-chave:

educação superior, saúde pública

Resumo

É falsa a idéia de que, o ensino da investigação se dá exclusivamente nas matérias de metodologia ou que só se aprende a fazer pesquisa com a prática investigativa. Acreditamos que as duas estratégias são pertinentes e necessárias, razão pela qual consideramos que os cursos de pós-graduação fundamentados na investigação devem incidir pedagogicamente sobre ambas. O objetivo deste artigo é socializar com a comunidade acadêmica a concepção, a pretensão, o contexto, a forma como vem sendo desenvolvido o Seminário de Linha de Pesquisa, no Mestrado em Saúde Coletiva da Universidade de Antioquia, Colômbia. O presente documento enfatiza especialmente o desenvolvimento e os resultados desta experiência na formação de pesquisadores, apresentando o surgimento, a estrutura do currículo em geral e a relação com os grupos de pesquisa, as transformações nos alunos e o papel do professor.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2007-06-01

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Como Citar

Formação de pesquisadores: a experiência no mestrado em saúde colectiva da Universidade de Antioquia, Colômbia. (2007). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 15(3), 487-492. https://doi.org/10.1590/S0104-11692007000300019