Custos educacionais totais de currículo integrado de enfermagem

Autores

  • Maria Cristina Cescatto Bobroff Universidade Estadual de Londrina
  • Pedro A. Gordan Centro de Ciências da Saúde
  • Mara Lúcia Garanhani Centro de Ciências da Saúde

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692009000100003

Palavras-chave:

currículo, custos e análise de custo, educação superior, educação em Enfermagem, docente de Enfermagem, graduação

Resumo

Face às inovadoras mudanças na graduação em Enfermagem, houve incorporação de novas metodologias e necessidade de avaliação dos custos. Os objetivos deste estudo foram construir modelo e estimar os custos educacionais de currículo integrado de Enfermagem em uma universidade pública, através de metodologia de estudo de caso - construção do modelo, coleta, análise e interpretação dos dados. O modelo construído constou das etapas: coleta de dados, custos educacionais por série e custos das atividades de apoio, custos educacionais das quatro séries e de suportes educacionais, custos compartilhados e custos educacionais totais. Pelos resultados e discussão vê-se que o custo educacional total anual/aluno foi de US$ 3,788.82. Participaram do curso 97 docentes. A análise de custos em horas-contato docente é a unidade de custo que proporciona fator mais consistente do tempo docente gasto com instrução. Conclui-se que o conhecimento dos custos educacionais gerou informações que podem servir para a gestão do currículo integrado na efetivação de seus objetivos educacionais.

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Publicado

2009-02-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Custos educacionais totais de currículo integrado de enfermagem. (2009). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 17(1), 14-20. https://doi.org/10.1590/S0104-11692009000100003