A contribuição da articulação ensino-serviço para a construção da vigilância da saúde: a perspectiva dos docentes

Autores

  • Juliana Guisardi Pereira Centro Universitário São Camilo
  • Lislaine Aparecida Fracolli Centro Universitário São Camilo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692009000200005

Palavras-chave:

vigilância da população, serviços de integração docente-assistencial, atenção à saúde

Resumo

Esta pesquisa objetivou descrever a percepção de docentes sobre a articulação ensino-serviço numa região do município de São Paulo e suas contribuições para a implantação do modelo de Vigilância da Saúde (VS). Trata-se de pesquisa qualitativa, cujos dados foram coletados mediante entrevistas com docentes envolvidos nessa articulação. Os discursos foram analisados segundo a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados mostraram que a integração ensino-serviço ocorre principalmente por iniciativa da academia, através da contratação de profissionais dos serviços de saúde com perfil docente e sua incorporação no ensino prático das disciplinas. A contribuição do ensino para a implantação da VS na região é pequena, restringindo-se à realização de ações isoladas, principalmente porque os docentes não consideram ser essa uma tarefa da academia. Conclui-se pela necessidade de se estabelecer projeto político-pedagógico que aproxime os profissionais envolvidos na articulação ensino-serviço, para a transformação de práticas e modelos de saúde.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2009-04-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

A contribuição da articulação ensino-serviço para a construção da vigilância da saúde: a perspectiva dos docentes. (2009). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 17(2), 167-173. https://doi.org/10.1590/S0104-11692009000200005