Preparando a relação de atendimento: ferramenta para o acolhimento em unidades de saúde

Autores

  • Silvia Matumoto WHO Collaborating Centre for Nursing Research Development
  • Silvana Martins Mishima WHO Collaborating Centre for Nursing Research Development
  • Cinira Magali Fortuna WHO Collaborating Centre for Nursing Research Development
  • Maria José Bistafa Pereira WHO Collaborating Centre for Nursing Research Development
  • Maria Cecília Puntel de Almeida WHO Collaborating Centre for Nursing Research Development

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692009000600012

Palavras-chave:

atenção primária à saúde, relações interpessoais, serviços de saúde

Resumo

Objetivou-se identificar e analisar aspectos pertinentes ao preparo para a relação trabalhador/usuário em unidade de saúde da rede de atenção básica de um município do Estado de São Paulo, Brasil, tendo como perspectiva o acolhimento. O processo de trabalho em saúde sustenta teoricamente o estudo. Utilizou-se a observação participante e entrevista semiestruturada como técnicas de coleta de dados e a análise temática na etapa de análise. Para o acolhimento se processar há um "momento" de preparo do trabalhador, do seu espaço físico e das relações presentes no trabalho para que se dê o atendimento ao usuário, onde nem sempre são consideradas suas necessidades. Embora haja dificuldades quanto à disponibilidade de recursos, especialmente no setor público, na preparação da relação serviço/usuário e trabalhador/usuário, devem ser considerados os aspectos ligados ao relacionamento mais humano, acolhedor, uma vez que é no trabalho vivo em ato, nessa intercessão, que se configura a qualidade do atendimento.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2009-12-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Preparando a relação de atendimento: ferramenta para o acolhimento em unidades de saúde. (2009). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 17(6), 1001-1008. https://doi.org/10.1590/S0104-11692009000600012