Sensibilidade nas relações e interações entre ensinar e aprender a ser e fazer enfermagem

Autores

  • Marlene Gomes Terra Universidade Federal de Santa Maria; Departamento de Enfermagem
  • Lucia Hisako Takase Gonçalves Universidade Federal de Santa Catarina; Departamento de Enfermagem
  • Evanguelia Kotzias Atherino dos Santos Universidade Federal de Santa Catarina; Departamento de Enfermagem
  • Alacoque Lorenzini Erdmann Universidade Federal de Santa Catarina; Departamento de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692010000200010

Palavras-chave:

Filosofia, Pesquisa Qualitativa, Educação em Enfermagem

Resumo

Esta é uma pesquisa qualitativa, focando os sentimentos de proxemia, de distanciamento e de ambiguidade dos docentes-enfermeiros/as a partir do vivido. O objetivo é revelar os significados da sensibilidade para o ser-docente-enfermeiro/a no ensinar e aprender a ser e fazer Enfermagem. O suporte teórico-filosófico fundamentou-se na abordagem fenomenológica de Maurice Merleau-Ponty e, como recurso metodológico, utilizou-se a hermenêutica-fenomenológica de Paul Ricoeur. Foram entrevistados dezenove docentes-enfermeiros/as de uma instituição de ensino superior público do Sul do país, nos meses de novembro e dezembro de 2006. A sensibilidade revelou-se como capacidade de observar os detalhes para intervir numa situação, da melhor forma possível, também como maneira de criar rupturas com modelos exclusivos da racionalidade cognitivo-instrumental da ciência e da técnica, porque é a base para desenvolver outras maneiras de ensinar e aprender a ser e fazer Enfermagem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2010-04-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Sensibilidade nas relações e interações entre ensinar e aprender a ser e fazer enfermagem . (2010). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 18(2), 203-209. https://doi.org/10.1590/S0104-11692010000200010