Ser docente de enfermagem, mulher e mãe: desvelando a vivência sob a luz da fenomenologia social

Autores

  • Miriam Aparecida Barbosa Merighi Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem
  • Maria Cristina Pinto de Jesus Universidade Federal de Juiz de Fora; Faculdade de Enfermagem
  • Selisvane Ribeiro da Fonseca Domingos Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem
  • Deíse Moura de Oliveira Faculdade Estácio de Sá
  • Patrícia Campos Pavan Baptista Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692011000100022

Palavras-chave:

Docentes de Enfermagem, Saúde da Mulher, Pesquisa Qualitativa

Resumo

A trajetória deste estudo voltou-se para a compreensão do ser docente de enfermagem, mulher e mãe ao conciliar a vida profissional, a maternidade e demais atividades do cotidiano. Participaram 11 mulheres, mães, docentes de instituições de ensino superior. Foi adotada a fenomenologia social para análise. O contexto de significados foi evidenciado a partir das categorias: dificuldade no desempenho de multiplicidade de atividades; cuidado de si mesma e conciliação dos papéis sociais. As mulheres priorizam o ser mãe, dispondo de pouco tempo para o cuidado de si mesma; e, embora tenham o desejo de investir na carreira docente, têm a expectativa de ter maior disponibilidade de tempo para o convívio com os filhos e com o companheiro. O estudo mostrou que os universos, profissional e pessoal, necessitam de interface que possibilite a convivência entre os diversos papéis exercidos pela mulher na sociedade.

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Publicado

2011-02-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Ser docente de enfermagem, mulher e mãe: desvelando a vivência sob a luz da fenomenologia social . (2011). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 19(1), 164-170. https://doi.org/10.1590/S0104-11692011000100022