Avaliação de uma tecnologia educacional para a avaliação clínica de recém-nascidos prematuros
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0104-11692013000100011Palavras-chave:
Educação em Enfermagem, Enfermagem Neonatal, Prematuro, Validação de Programas de ComputadorResumo
OBJETIVO: Avaliar um programa de computador educacional, a partir da visão dos alunos, desenvolvido como uma ferramenta para auxiliar professores e estudantes no ensino e aprendizagem sobre o tema enfermagem neonatal. MÉTODO: O estudo consiste na avaliação de conteúdo e das simulações contempladas no programa de computador. No total, participaram 57 graduandos em enfermagem vinculados a cinco universidades públicas brasileiras. RESULTADOS: A avaliação de impressão geral do software foi altamente satisfatória, sendo que 82,4% da amostra caracterizaram o programa de computador como muito importante para o ensino. A maior parte do conteúdo foi avaliada como boa ou muito boa. Foram consideradas as sugestões e comentários dos participantes como cruciais para o aprimoramento e adequação do software em sua nova versão. CONCLUSÃO: Os resultados mostram que o produto está adequado para ser utilizado no ensino de enfermagem neonatal e capacitação de enfermeiros sobre a semiotécnica e semiologia do recém-nascido pré-termo, inserido no referencial pedagógico das metodologias ativas.Downloads
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Publicado
2013-02-01
Edição
Seção
Artigos Originais
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Avaliação de uma tecnologia educacional para a avaliação clínica de recém-nascidos prematuros . (2013). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 21(1), 363-370. https://doi.org/10.1590/S0104-11692013000100011