A comunicação não-verbal nas interações enfermeiro-usuário em atendimentos de saúde mental

Autores

  • Rosiani B. R. de Castro UNIABC
  • Maria Júlia Paes da Silva UNIABC

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692001000100012

Palavras-chave:

comunicação não-verbal, enfermagem psiquiátrica, relacões interpessoais

Resumo

Neste estudo exploratório-descritivo, analisamos a comunicação não-verbal do enfermeiro em 11 interações em atendimentos de saúde mental. Dentre os sinais não verbais observados, maior número foi utilizado para a demonstração de sentimentos, decodificados principalmente, como interesse, atenção, tranqüilidade/descontração, tensão/medo, indiferença, ansiedade e irritação. Identificamos também o não-verbal contradizendo o verbal, alertando-nos que a maneira contraditória de emitir mensagens pode dar interpretação dupla ou distorcida da mensagem enviada. Em nossa percepção, a maioria dos enfermeiros pesquisados não está atenta o suficiente para perceber conscientemente o quanto a forma não-verbal de comunicar-se pode influir na assistência e na humanização dos atendimentos.

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Publicado

2001-01-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

A comunicação não-verbal nas interações enfermeiro-usuário em atendimentos de saúde mental. (2001). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 9(1), 80-87. https://doi.org/10.1590/S0104-11692001000100012