Enfermagem: o que esta profissão significa para adolescentes. Uma primeira abordagem

Autores

  • Luciana Barizon Luchesi Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Claudia Benedita dos Santos Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692005000200005

Palavras-chave:

educação em enfermagem, marketing social, história da enfermagem, enfermagem

Resumo

Procurando entender, contar e, por que não, participar um pouco da história da Enfermagem, propusemo-nos a estudar os pré-juízos e estereótipos negativos permeando a profissão através dos tempos. Trata-se de estudo experimental tipo antes-depois, realizado sobre uma população de adolescentes regularmente matriculados na terceira série do segundo grau de uma escola pública. A intervenção consistiu de palestra proferida aos alunos de uma Escola Pública de Enfermagem sobre a profissão e um questionário composto por perguntas fechadas/aplicado antes e após da palestra. As conclusões foram obtidas baseadas nos resultados dos testes estatísticos não-paramétricos Binomial e McNemar para significância de mudanças. Embora não tendo sido encontrada presença estatisticamente significativa de pré-juízos e estereótipos negativos, a intervenção apresentou resultado dentro do esperado, visto que as mudanças ou (tendências para mudanças) aconteceram justamente dentro dos subgrupos que apresentaram maior freqüência dos estereótipos.

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Publicado

2005-04-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Enfermagem: o que esta profissão significa para adolescentes. Uma primeira abordagem. (2005). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 13(2), 158-164. https://doi.org/10.1590/S0104-11692005000200005