O papel do anestesiologista no atendimento do trauma

Autores

  • Alexandre Slullitel Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo - FMRP/USP e Serviço de Anestesiologia do Instituto do Coração (InCor)
  • Angela Maria Sousa Departamento de Farmacologia da FMRP-SUP e Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo - FMRP/USP
  • Adilson de Oliveira Fraga Faculdade de Medicina de Pouso Alegre, Instituto do Coração (InCor) e Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo - FM/USP.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v32i3p251-261

Palavras-chave:

Coração. Ressuscitação. Traumatologia. Hidratação. Anestesia.

Resumo

O papel do anestesiologista, dentro da equipe de atendimento multiprofissional no trauma, tem aumentado progressivamente nos últimos anos. Esta revisão aborda o papel do especialista tanto em relação ao atendimento pré quanto intra-hospitalar até a fase de reabilitação do trauma. Métodos de controle da via aérea, reposição volêmica, monitorização e uso de drogas anestésicas no traumatizado são discutidos. A analgesia pós-operatória é apresentada como método de redução da morbimortalidade pós-operatória com diminuição dos custos de internação hospitalar .

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alexandre Slullitel, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo - FMRP/USP e Serviço de Anestesiologia do Instituto do Coração (InCor)

     

    Médico Assistente do Serviço de Anestesia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo - FMRP/USP e Serviço de Anestesiologia do Instituto do Coração (InCor) 

     

     

  • Angela Maria Sousa, Departamento de Farmacologia da FMRP-SUP e Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo - FMRP/USP

     

    Mestre em Farmacologia pelo Departamento de Farmacologia da FMRP-SUP e Médica Assistente do Serviço de Anestesia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo - FMRP/USP  

     

     

  • Adilson de Oliveira Fraga, Faculdade de Medicina de Pouso Alegre, Instituto do Coração (InCor) e Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo - FM/USP.

     

    Docente da Faculdade de Medicina de Pouso Alegre, Médico Assistente do Serviço de Anestesiologia do Instituto do Coração (InCor), e da Divisão de Anestesiologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo - FM/USP. 

     

     

Downloads

Publicado

1999-09-30

Edição

Seção

Simpósio: Trauma I

Como Citar

1.
Slullitel A, Sousa AM, Fraga A de O. O papel do anestesiologista no atendimento do trauma. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 30º de setembro de 1999 [citado 30º de abril de 2024];32(3):251-6. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/12700