Avaliação diária de atitudes e profissionalismo na Graduação Médica: apresentação de um instrumento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.rmrp.2023.202954

Palavras-chave:

Avaliação educacional, Feedback, Faculdades de medicina, Desempenho acadêmico

Resumo

Objetiva-se apresentar um instrumento de avaliação diária de atitudes e profissionalismo para estudantes de Medicina em atividades teórico-práticas. A elaboração do instrumento foi baseada nos manuais do programa de integração do aluno com a comunidade, projeto pedagógico do curso e nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Graduação
em Medicina, realizada por docentes. Os docentes foram consultados em reuniões com duração de 50 minutos, com periodicidade semanal, entre agosto e novembro de 2016. Ao final do processo foi consolidada uma versão do instrumento com cinco itens e seis descritores para discriminação de situações de aprendizagem que permitem a avaliação da competência de um nível mais simples até o mais complexo. Com a utilização do instrumento elaborado não se deixa de avaliar pontos considerados importantes para a formação médica em atividades teórico-práticas.

 

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Biografia do Autor

  • Cristiane Pereira Pedro Garcia, Universidade de Franca, Curso de Medicina, Franca, (SP), Brasil

    Docente, Doutoranda

  • Márcia Simei Zanovello Duarte, Universidade de Franca, Curso de Medicina, Franca, (SP), Brasil

    Docente, Mestre

  • Sinésio Grace Duarte, Universidade de Franca, Curso de Medicina, Franca, (SP), Brasil

    Coordenador do curso, Doutor

  • Marisa Afonso de Andrade Brunherotti, Universidade de Franca, Curso de Medicina, Franca, (SP), Brasil

    Docente e coordenadora da pós-graduação

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Publicado

2023-11-27

Edição

Seção

Temas de Ensino em Saúde

Como Citar

1.
Garcia CPP, Duarte MSZ, Duarte SG, Brunherotti MA de A. Avaliação diária de atitudes e profissionalismo na Graduação Médica: apresentação de um instrumento. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 27º de novembro de 2023 [citado 3º de maio de 2024];56(3):e-202954. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/202954