ABORTO: UMA QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA

Autores

  • Gustavo N. Marta
  • José R. P. P. Job Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba, Centro de Ciências Médicas e Biológicas da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v41i2p196-199

Palavras-chave:

Aborto. Aborto Induzido. Saúde Pública.

Resumo

A questão do aborto é fonte de reflexões desde os primórdios da civilização e demanda diligências para a tentativa de seu enquadramento social ao longo da história do pensamento humano. Instaura-se como problemática pessoal, social e exatamente por isso, torna-se pelo fato irrefutável de acontecer, objeto de saúde pública. A segurança sanitária com que o abortamento é realizado está relacionada com a legalidade federativa particular de cada país e a condição sócio-econômica da mulher que aborta. Os autores tecem considerações sobre sua inserção, característica e influência na sociedade brasileira. O objetivo é debater a relação entre os fundamentos que norteiam as políticas de Estado e de saúde pública e a questão do abortamento, na medida em que tal assunto, pela relevância, constitui também um problema de saúde pública. Apresenta-se, assim, uma perspectiva que figura como um caminho argumentativo que conduz evidências ao debate proposto.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gustavo N. Marta

    Acadêmico

  • José R. P. P. Job, Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba, Centro de Ciências Médicas e Biológicas da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)

     

    Médico e licenciado em filosofia. Mestre em medicina pelo Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia. Doutor em psicologia clínica. Docente da Disciplina de Clínica Médica. Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba, Centro de Ciências Médicas e Biológicas da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP).

     

Downloads

Publicado

2008-06-30

Edição

Seção

Ponto de Vista

Como Citar

1.
Marta GN, Job JRPP. ABORTO: UMA QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 30º de junho de 2008 [citado 15º de maio de 2024];41(2):196-9. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/267