Avaliação da responsividade de um serviço de saúde público sob a perspectiva do usuário idoso

Autores

  • Denise da Silva Melo Universidade Federal de Pernambuco; Centro Acadêmico de Vitória
  • René Duarte Martins Universidade Federal de Pernambuco; Centro Acadêmico de Vitória
  • Renata Patrícia Freitas Soares de Jesus Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira
  • Isabella Chagas Samico Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira
  • Antônio Carlos Gomes do Espírito Santo Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.1590/s1518-8787.2017051006854

Palavras-chave:

Idoso, Serviços de Saúde para Idosos, Avaliação de Serviços de Saúde

Resumo

OBJETIVO Avaliar a qualidade da atenção à saúde da população idosa usando como parâmetro a avaliação da responsividade do serviço. MÉTODOS Trata-se de um estudo descritivo, de corte transversal, realizado em uma unidade de referência do Sistema Único de Saúde em nível ambulatorial. A amostra foi probabilística composta por 385 idosos e a coleta de dados ocorreu em 2014. Foram avaliados os domínios: escolha, autonomia, confidencialidade, dignidade, comunicação, instalações físicas e atendimento rápido. Para tanto, foram utilizados o teste de correlação de Pearson e o teste de Fisher. RESULTADOS Os domínios dignidade, confidencialidade e comunicação atingiram o maior nível de responsividade adequada. Por outro lado, a liberdade de escolha e o atendimento rápido receberam as piores avaliações. A participação na tomada de decisões a respeito do tratamento foi significativamente menor entre os idosos que não frequentaram a escola. Além disso, os idosos que se autodeclararam negros receberam um atendimento de menor qualidade no que diz respeito à explicação clara e a privacidade respeitada mediante consulta, quando comparados aos usuários de outra raça. CONCLUSÕES Apesar de a maioria dos domínios estudados receberem uma avaliação positiva, evidenciou-se a necessidade de um atendimento igualitário por parte dos profissionais de saúde, independentemente de raça, nível de escolaridade ou qualquer outra característica adjetiva referente aos usuários idosos atendidos nos serviços de saúde públicos.

Publicado

2017-01-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Melo, D. da S., Martins, R. D., Jesus, R. P. F. S. de, Samico, I. C., & Santo, A. C. G. do E. (2017). Avaliação da responsividade de um serviço de saúde público sob a perspectiva do usuário idoso. Revista De Saúde Pública, 51, 62. https://doi.org/10.1590/s1518-8787.2017051006854