Os livros didáticos e o ensino para a saúde: o caso das drogas psicotrópicas

Autores/as

  • Beatriz Carlini-Cotrim Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Fúlvia Rosemberg Fundação Carlos Chagas

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0034-89101991000400009

Palabras clave:

Livros de texto, Psicotrópicos, Educação em saúde

Resumen

Foram analisados 18 livros didáticos de primeiro e segundo graus, das disciplinas de Ciências/Biologia, Educação Moral e Cívica e Organização Social e Política do Brasil, em relação ao tratamento dado ao tema consumo de drogas psicotrópicas. A análise da estrutura dos textos evidenciou preocupação excessiva com a discussão dos efeitos (nocivos) das drogas em detrimento de outros tópicos como conceituação, causas que levam ao uso, incidência, tratamento ou prevenção. Os textos se caracterizaram por uma linguagem pouco científica, onde o apelo emocional e o estilo dramático são a tônica. O usuário de drogas foi retratado como sendo necessariamente um ser decadente moral, física e psicologicamente. Os resultados da análise são discutidos à luz de teorias recentes de prevenção ao abuso de drogas.

Publicado

1991-08-01

Número

Sección

Original Articles

Cómo citar

Carlini-Cotrim, B., & Rosemberg, F. (1991). Os livros didáticos e o ensino para a saúde: o caso das drogas psicotrópicas . Revista De Saúde Pública, 25(4), 299-305. https://doi.org/10.1590/S0034-89101991000400009