Conceito de doença e preservação da saúde de população de professores e escolares de Primeiro Grau

Autores

  • Evely Boruchovitch University of Southern California; Departamento de Psicologia e Sociologia Educacional
  • Isabela Cabral Felix-Sousa University of Southern California; Departamento de Psicologia e Sociologia Educacional
  • Virgínia T. Schall Instituto Oswaldo Cruz; Departamento de Biologia

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0034-89101991000600002

Palavras-chave:

Educação em saúde, Formação de conceito, Atitude frente à saúde, Saúde escolar

Resumo

Considerando-se que a informação acerca de como professores e alunos conceituam doença e o que fazem para cuidar de sua saúde tem importantes implicações para a educação em saúde, estes conceitos foram estudados numa amostra de docentes e escolares de primeiro grau, representativa da zona norte do Município do Rio de Janeiro, RJ (Brasil). Os resultados encontrados são discutidos à luz de duas perspectivas: (a) as contribuições provenientes de teorias cognitivas que abordam formação de conceitos; (b) a influência do contexto social na aquisição, no desenvolvimento e caracterização dos conceitos estudados. Teve-se por finalidade contribuir para a educação em saúde no sentido de uma revisão e reflexão crítica da concepção do processo saúde-doença no âmbito escolar atentando-se para os aspectos complexos e multifacetários que este processo envolve.

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Publicado

1991-12-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Boruchovitch, E., Felix-Sousa, I. C., & Schall, V. T. (1991). Conceito de doença e preservação da saúde de população de professores e escolares de Primeiro Grau . Revista De Saúde Pública, 25(6), 418-425. https://doi.org/10.1590/S0034-89101991000600002