Quantidade e qualidade de produtos alimentícios anunciados na televisão brasileira

Autores/as

  • Sebastião de Sousa Almeida Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras; Departamento de Psicologia e Educação
  • Paula Carolina BD Nascimento Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras; Departamento de Psicologia e Educação
  • Teresa Cristina Bolzan Quaioti Universidade do Sagrado Coração; Centro de Ciências Biológicas e Profissões da Saúde

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0034-89102002000300016

Palabras clave:

Hábitos alimentares, Televisão, Promoção de alimentos, Propaganda, Consumo de alimentos, Qualidade dos alimentos, Dieta, Obesidade, Brasil

Resumen

Objetivou-se analisar a quantidade e a qualidade de produtos alimentícios veiculados por três redes principais de canal aberto da televisão brasileira em três períodos do dia. Os produtos alimentícios, quando comparados a outros produtos, foram os mais freqüentemente veiculados, independentemente do horário ou do dia de gravação. A análise da qualidade dos alimentos veiculados mostra que a televisão promove, predominantemente, produtos com altos teores de gordura e/ou açúcar e sal. Conclui-se que a predominância de produtos com altos teores de gorduras e/ou açúcar pode estar contribuindo para uma mudança nos hábitos alimentares de crianças e jovens e agravando o problema da obesidade na população.

Publicado

2002-06-01

Número

Sección

Notes and Informations

Cómo citar

Almeida, S. de S., Nascimento, P. C. B., & Quaioti, T. C. B. (2002). Quantidade e qualidade de produtos alimentícios anunciados na televisão brasileira . Revista De Saúde Pública, 36(3), 353-355. https://doi.org/10.1590/S0034-89102002000300016