Uso de contracepção por adolescentes de escolas públicas na Bahia

Autores/as

  • Maria da Conceição Chagas de Almeida Universidade Federal da Bahia; Instituto de Saúde Coletiva; Programa de Estudos em Gênero e Saúde
  • Estela Maria Leão de Aquino Universidade Federal da Bahia; Instituto de Saúde Coletiva; Programa de Estudos em Gênero e Saúde
  • Lynne Gaffikin JHPIEGO Corporation
  • Robert J Magnani Tulane University Health Sciences Center; School of Public Health; Departament of International Health & Development

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0034-89102003000500004

Palabras clave:

Conhecimentos, atitudes e prática, Anticoncepção, Sexualidade, Comportamento contraceptivo, Saúde do adolescente, Gênero e saúde

Resumen

OBJETIVO: O interesse sobre o comportamento contraceptivo de adolescentes vem crescendo, especialmente pela relevância social conferida à gravidez nessa faixa etária. Assim, realizou-se estudo para investigar fatores associados ao uso de métodos anticoncepcionais entre adolescentes escolares. MÉTODOS: Estudo transversal que utilizou um questionário auto-aplicado em 4.774 alunos de ambos os sexos, entre 11 e 19 anos. Calcularam-se as prevalências de uso de contraceptivos na primeira e na última relação sexual e em ambas as situações (uso consistente). A regressão logística foi utilizada para a análise simultânea dos fatores e cálculo de medidas ajustadas. RESULTADOS: Entre 1.664 estudantes com iniciação sexual, os fatores associados positivamente ao uso consistente de contraceptivos pelos rapazes incluíram a iniciação sexual mais tardia, com parceria estável, contar com a família como fonte potencial de contraceptivos e acesso a serviços de saúde; entre as moças, ter iniciado a vida sexual há pouco tempo e ter o pai como fonte de informação sobre sexualidade, contracepção e prevenção DST/Aids. A gravidez foi relatada por 6,4% dos rapazes e 18,1% das moças, sendo sua ausência associada ao uso consistente de contraceptivos por elas (OR=3,83; 2,06-7,15). CONCLUSÕES: Os resultados confirmam a complexidade da determinação do comportamento contraceptivo entre adolescentes e a necessidade de que os programas educativos incorporem as múltiplas dimensões da questão para que tenham efetividade.

Publicado

2003-10-01

Número

Sección

Artigos Originais

Cómo citar

Almeida, M. da C. C. de, Aquino, E. M. L. de, Gaffikin, L., & Magnani, R. J. (2003). Uso de contracepção por adolescentes de escolas públicas na Bahia . Revista De Saúde Pública, 37(5), 566-575. https://doi.org/10.1590/S0034-89102003000500004