Prevalência de alteração vocal em educadoras e sua relação com a auto-percepção

Autores/as

  • Marcia Simões Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina
  • Maria do Rosário Dias de Oliveira Latorre Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública; Departamento de Epidemiologia

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0034-89102006000700008

Palabras clave:

Creches^i1^srecursos huma, Distúrbios da voz^i1^sepidemiolo, Fatores de risco, Fatores socioeconômicos, Condições de trabalho, Saúde do trabalhador

Resumen

OBJETIVO: Verificar a prevalência de alteração vocal auto-referida em educadoras de creche e fatores associados. MÉTODOS: Estudo observacional transversal, realizado em 2001, em oito creches da cidade de São Paulo, nas quais estavam sendo desenvolvidas ações do Programa Creche. Esse Programa faz parte de um laboratório de investigação fonoaudiológica em promoção da saúde. A coleta de dados foi feita por meio de questionário, com 93 educadoras, sobre características sociodemográficas, aspectos da organização e do ambiente físico do trabalho, comportamento vocal, histórico de doenças, estilo de vida e percepção acerca de alterações vocais. Foi realizada análise perceptivo-auditiva da voz das participantes. Para análise estatística foram utilizadas proporções, medidas de tendência central, teste do qui-quadrado, com correção de Yates e análise de regressão logística múltipla. RESULTADOS: Registrou-se 80% das educadoras referindo presença de alteração vocal, sendo que 26% delas procuraram algum tratamento. Grande parte (39%) referiu que o problema está presente há quatro anos ou mais, intermitente (82%) e de grau leve ou moderado (74%). Acreditam que o uso da voz seja a principal causa da alteração vocal (82%) e a rouquidão, o principal sintoma vocal (54%). Alteração vocal auto-referida foi estatisticamente associada à presença de alteração vocal constatada por avaliação e com o fato de já terem tido alguma orientação sobre uso da voz. CONCLUSÕES: A adequada percepção das educadoras para seus problemas de voz pode vir a se tornar uma ferramenta importante em futuros trabalhos com esta população, com vistas a diminuir a alta prevalência de alteração vocal encontrada.

Publicado

2006-12-01

Número

Sección

Artigos Originais

Cómo citar

Simões, M., & Latorre, M. do R. D. de O. (2006). Prevalência de alteração vocal em educadoras e sua relação com a auto-percepção . Revista De Saúde Pública, 40(6), 1013-1018. https://doi.org/10.1590/S0034-89102006000700008