Consumo de alimentos fora do lar no Brasil segundo locais de aquisição

Autores

  • Ilana Nogueira Bezerra Universidade Estadual do Ceará; Centro de Ciências da Saúde
  • Tyciane Maria Vieira Moreira Universidade de Fortaleza; Centro de Ciências da Saúde
  • Jessica Brito Cavalcante Universidade de Fortaleza; Centro de Ciências da Saúde
  • Amanda de Moura Souza Universidade Federal do Rio de Janeiro; Instituto de Estudos em Saúde Coletiva; Departamento de Epidemiologia e Bioestatística
  • Rosely Sichieri Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Instituto de Medicina Social; Departamento de Epidemiologia

DOI:

https://doi.org/10.1590/s1518-8787.2017051006750

Palavras-chave:

Hábitos Alimentares, Consumo de Alimentos, Serviços de Alimentação, Alimentos de Rua, Alimentação Coletiva, Comportamento do Consumidor, Fatores Socioeconômicos, Inquéritos sobre Dietas

Resumo

OBJETIVO Descrever os locais de aquisição dos alimentos consumidos fora do lar, caracterizar os consumidores de acordo com os locais de consumo e identificar os alimentos adquiridos por local de consumo no Brasil. MÉTODOS Utilizaram-se dados da Pesquisa de Orçamento Familiar 2008-2009 em uma amostra de 152.895 indivíduos acima de 10 anos. A aquisição de alimentos para consumo fora do lar foi coletada por registros de todos os gastos realizados no período de sete dias. Os locais de aquisição de alimentos foram agrupados de acordo com suas características: supermercado, padaria, comida de rua, restaurante, lanchonete, frutaria e outros. Os tipos de alimentos adquiridos foram alocados em nove categorias de alimentos, considerando os aspectos nutricionais e as características de comercialização do item. Estimou-se a frequência de aquisição de alimentos nos sete grupos de locais no Brasil e por sexo e o tipo de alimento adquirido por local. Calculou-se a média de idade, de renda e de anos de escolaridade, bem como da despesa per capita segundo locais de aquisição de alimentos consumidos fora do lar. RESULTADOS A aquisição de alimentos fora do lar foi reportada por 41,2% dos indivíduos, sendo maior entre os homens do que nas mulheres (44% versus 38,5%). Os adultos apresentaram maior frequência de aquisição (46%) do que os adolescentes (37,7%) e os idosos (24,2%). Os locais com maiores frequências de consumo de alimentos fora do lar foram lanchonete (16,9%) e restaurante (16,4%), enquanto frutaria (1,2%) apresentou a menor frequência. Doces, salgadinhos e refrigerante foram os alimentos mais adquiridos na maioria dos locais. Os gastos médios com alimentos foram maiores para restaurante (R$33,20) e menores para frutaria (R$4,10) e comida de rua (R$5,00). CONCLUSÕES O maior percentual de consumo de alimentos fora do lar é proveniente de lanchonete e restaurante, apontando importantes locais para o desenvolvimento de políticas públicas com foco na promoção da alimentação saudável.

Publicado

2017-01-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Bezerra, I. N., Moreira, T. M. V., Cavalcante, J. B., Souza, A. de M., & Sichieri, R. (2017). Consumo de alimentos fora do lar no Brasil segundo locais de aquisição. Revista De Saúde Pública, 51, 15. https://doi.org/10.1590/s1518-8787.2017051006750