Impacto do COAP sobre o acesso à atenção básica no Ceará e Mato Grosso do Sul por meio da análise de séries temporais interrompidas

Autores

  • Débora Castanheira Pires Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Laboratório de Informação em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil https://orcid.org/0000-0001-6995-1259
  • Mônica Rodrigues Campos Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Departamento de Ciências Sociais. Rio de Janeiro, RJ, Brasil https://orcid.org/0000-0002-7443-5977
  • Isabel Martins Emmerrick University of Massachusetts Medical School. Department of Surgery. Division of Thoracic Surgery. Worcester, Massachusetts, USA https://orcid.org/0000-0002-0383-2465

DOI:

https://doi.org/10.11606/s1518-8787.2021055003001

Palavras-chave:

Sistema Único de Saúde, Regionalização, Atenção primária à saúde, Estudos de avaliação como assunto, Avaliação de programas e projetos de saúde

Resumo

OBJETIVO: Analisar o impacto da implementação do Contrato Organizativo de Ação Pública (COAP) sobre a ampliação do acesso à atenção básica nos estados do Ceará e Mato Grosso do Sul. MÉTODOS: Utilizou-se o método de séries temporais interrompidas para analisar o efeito do COAP sobre a cobertura da atenção básica (CobAB) e sobre as taxas de internação evitáveis. Para analisar os efeitos do aumento da CobAB sobre as internações evitáveis ao longo do tempo, foram utilizados modelos de séries temporais não segmentadas. RESULTADOS: Os resultados mostraram que a implementação do COAP teve impacto positivo sobre o aumento da cobertura nos dois casos, o que não aconteceu nos controles. Contudo, esse impacto não se refletiu na diminuição das taxas de internação por condições sensíveis à atenção básica (ICSAB) ou por causas evitáveis agudas. Quando analisamos os efeitos do aumento da CobAB sobre as internações evitáveis entre 2009 e 2016, observamos que a cobertura teve impacto positivo na diminuição da taxa de ICSAB apenas no Ceará, apesar de as internações terem tendência significativa de queda no tempo tanto neste estado quanto no Mato Grosso do Sul, exceto por infecções respiratórias agudas. CONCLUSÕES: O COAP continua sendo o instrumento regulador da regionalização vigente, contudo, os resultados obtidos pela adesão a ele na expansão da atenção básica no Ceará e no Mato Grosso do Sul fazem questionar se o modelo contratual, tal como previsto, é o melhor instrumento para o avanço da regionalização do Sistema Único de Saúde.

Referências

Brasil. Decreto N° 7.508, de 28 de junho de 2011. Regulamenta a Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990, para dispor sobre a organização do Sistema Único de Saúde - SUS, o planejamento da saúde, a assistência à saúde e a articulação interfederativa, e dá outras providências. Brasília, DF; 2011 [cited 2020 Jul 9]. Available from: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Decreto/D7508.htm [ Links ]

Moreira MR, Ribeiro JM, Ouverney AM. Obstáculos políticos à regionalização do SUS: percepções dos secretários municipais de Saúde com assento nas Comissões Intergestores Bipartites. Cienc Saude Coletiva. 2017;22(4):1097-108. https://doi.org/10.1590/1413-81232017224.03742017 [ Links ]

Santos L. Região de saúde e suas redes de atenção: modelo organizativo-sistêmico do SUS. Cienc Saude Coletiva. 2017;22(4):1281-9. https://doi.org/10.1590/1413-81232017224.26392016 [ Links ]

Ouverney AM, Ribeiro JM, Moreira MR. O COAP e a Regionalização do SUS: os diversos padrões de implementação nos estados brasileiros. Cienc Saude Coletiva. 2017;22(4):1193-207. https://doi.org/10.1590/1413-81232017224.03002017 [ Links ]

Sancho LG, Geremia DS, Dain S, Geremia F, Leão CJS. O processo de regionalização da saúde sob a ótica da teoria dos custos de transação. Cienc Saude Coletiva. 2017;22(4):1121-30. https://doi.org/10.1590/1413-81232017224.2694016 [ Links ]

Shadish WR, Cook TD, Campbell DT. Experimental and quasi-experimental designs for generalized causal inference. 2. ed Boston, MA: Houghton Mifflin; 2001. 623 p. [ Links ]

Lagarde M. How to do (or not to do)… Assessing the impact of a policy change with routine longitudinal data. Health Policy Plan. 2012;27(1):76-83. https://doi.org/10.1093/heapol/czr004 [ Links ]

World Health Organization. ICD-10: International statistical classification of diseases and related health problems. Geneva: World Health Organization; 2011. [ Links ]

Savin NE, White KJ. The Durbin-Watson test for serial correlation with extreme sample sizes or many regressors. Econometrica. 1977;45(8):1989-96. https://doi.org/10.2307/1914122 [ Links ]

Maydeu-Olivares A, Garcia-Forero C. Goodness-of-fit testing. Int Encycl Educ. 2010;7(1):190-6. [ Links ]

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Coordenação de Geografia. Classificação e caracterização dos espaços rurais e urbanos do Brasil: uma primeira aproximação. Rio de Janeiro: IBGE; 2017. 78 p. (Estudos e pesquisas. Informação geográfica, 11). [ Links ]

United Nations Development Programme. Human Development Report 2011: Sustainability and equity: a better future for all. Houndmills (UK): Palgrave Macmillan; 2011. 224 p. [ Links ]

Marques AP, Montilla DER, Almeida WS, Andrade CLT. Hospitalization of older adults due to ambulatory care sensitive conditions. Rev Saude Publica. 2014;48(5):817-26. https://doi.org/10.1590/s0034-8910.2014048005133 [ Links ]

Pinto LF, Giovanella L. Do Programa à Estratégia Saúde da Família: expansão do acesso e redução das internações por condições sensíveis à atenção básica (HPCSC). Cienc Saude Coletiva. 2018;23(6):1903-14. https://doi.org/10.1590/1413-81232018236.05592018 [ Links ]

Dourado I, Oliveira VB, Aquino R, Bonolo P, Lima-Costa MF, Medina MG, et al. Trends in primary health care-sensitive conditions in Brazil: the role of the Family Health Program (Project ICSAP-Brazil). Med Care. 2011;49(6):577-84. https://doi.org/10.1097/MLR.0b013e31820fc39f [ Links ]

Ministério da Saúde (BR). Portaria Interministerial N° 1.369, de 8 de julho de 2013. Dispõe sobre a implementação do Projeto Mais Médicos para o Brasil. Brasília, DF; 2013 [cited 2020 Jul 9]. Available from: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/pri1369_08_07_2013.html [ Links ]

Miclos PV, Calvo MCM, Colussi CF. Avaliação do desempenho das ações e resultados em saúde da atenção básica. Rev Saude Publica. 2017;51;86. https://doi.org/10.11606/s1518-8787.2017051006831 [ Links ]

Santos LPR, Castro ALB, Dutra VGP, Guimarães RM. Internações por condições sensíveis à atenção primária à saúde, 2008-2015: uma análise do impacto da expansão da ESF na cidade do Rio de Janeiro. Cad Saude Coletiva. 2018;26(2):178-83. https://doi.org/10.1590/1414-462x201800020230 [ Links ]

Santos VCF, Ruiz ENF, Roese A, Kalsing A, Gerhardt TE. Internações por condições sensíveis a atenção primária (ICSAP): discutindo limites à utilização deste indicador na avaliação da Atenção Básica em Saúde. RECIIS Rev Eletron Comun Inf Inov Saude. 2013;7(2):1-16. https://doi.org/10.3395/reciis.v7i2.467 [ Links ]

Márquez-Calderón S, Rodríguez del Águila MM, Perea-Milla E, Ortiz J, Bermúdez-Tamayo C. Factores asociados a la hospitalización por procesos sensibles a cuidados ambulatorios en los municipios. Gac Sanit. 2003;17(5):360-7. [ Links ]

Alberquilla Menéndez-Asenjo A, Fuentes Leal C, Severiano Peña S. Hospitalización evitable por Ambulatory Care Sensitive Conditions (ACSC) en la Comunidad de Madrid. Reflexiones sobre su uso como medida de resultado de la Atención Primaria. Rev Adm Sanit Siglo XXI. 2003;1(4):657-78. [ Links ]

Pazó RG, Frauches DO, Molina MCB, Cade NV. Modelagem hierárquica de determinantes associados a internações por condições sensíveis à atenção primária no Espírito Santo, Brasil. Cad Saude Publica. 2014;30(9):1891-902. https://doi.org/10.1590/0102-311X00099913 [ Links ]

Jannuzzi PM. Indicadores para diagnóstico, monitoramento e avaliação de programas sociais no Brasil. Rev Serv Publico. 2014;56(2):137-60. https://doi.org/10.21874/rsp.v56i2.222 [ Links ]

Ministério da Saúde (BR). Portaria N° 1.146, de 1° de junho de 2012. Altera e acresce dispositivos à Portaria n° 971/GM/MS, de 17 de maio de 2012, para ampliar a cobertura da gratuidade no âmbito do Programa Farmácia Popular do Brasil. Brasília, DF; 2012 [cited 2020 Jul 9]. Available from: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2012/prt1146_01_06_2012.html [ Links ]

Emmerick ICM, Campos MR, Luiza VL, Chaves LA, Bertoldi AD, Ross-Degnan D. Retrospective interrupted time series examining hypertension and diabetes medicines usage following changes in patient cost sharing in the ‘Farmácia Popular’ programme in Brazil. BMJ Open. 2017;7(11):e017308. https://doi.org/10.1136/bmjopen-2017-017308 [ Links ]

Soumerai SB. How do you know which health care effectiveness research you can trust? A guide to study design for the perplexed. Prev Chronic Dis. 2015;25(12):E101. https://doi.org/10.5888/pcd12.150187 [ Links ]

Menicucci TMG, Costa LA, Machado JA. Pacto pela saúde: aproximações e colisões na arena federativa. Cienc Sayde Coletiva. 2018;23(1):29-40. https://doi.org/10.1590/1413-81232018231.17902015 [ Links ]

Goya N, Andrade LOM, Pontes RJS, Tajra FS, Barreto ICHC. Percepções de gestores estaduais da saúde sobre o Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde no Ceará, Brasil. Cienc Saude Coletiva. 2017;22(4):1235-44. https://doi.org/10.1590/1413-81232017224.26982016 [ Links ]

Albuquerque MV, Viana ALA. Perspectivas de região e redes na política de saúde brasileira. Saude Debate. 2015;39(N° Espec):28-38. https://doi.org/10.5935/0103-1104.2015S005390 [ Links ]

Brasil. Câmara dos Deputados. Projeto de Lei N° 2748/15. Altera a Lei no 8.080, de 19 de setembro de 1990, para instituir o Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde - COAPS - como instrumento para pactuação de responsabilidades entre entes federados, no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS - e dá outras providências. Brasília, DF; 1990 [cited 2020 Jul 9]. Available from: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=1673041 [ Links ]

Brasil. Câmara dos Deputados. Projeto de Lei N° 1645/15. Dispõe no âmbito do SUS sobre a integração das ações e serviços de saúde em regiões de saúde mediante contrato organizático de ação pública da saúde, disciplina a associação regional de saúde e atendimento integral. Brasília, DF; 2015 [cited 2020 Jul 9]. Available from: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=1337848&filename=PL+1645/2015 [ Links ]

Publicado

2021-05-10

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Pires, D. C., Campos, M. R. ., & Emmerrick, I. M. (2021). Impacto do COAP sobre o acesso à atenção básica no Ceará e Mato Grosso do Sul por meio da análise de séries temporais interrompidas. Revista De Saúde Pública, 55, 20. https://doi.org/10.11606/s1518-8787.2021055003001