O conhecimento e o poder: de quem é a palavra. Relato de uma experiência de pesquisa participante

Autores

  • Rubens Camargo Ferreira Adorno Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública; Departamento de Prática de Saúde Pública
  • Fabíola Zioni Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública; Departamento de Prática de Saúde Pública
  • Fernando Lefèvre Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública; Departamento de Prática de Saúde Pública
  • Maria Emilia Lino da Silva Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública; Departamento de Prática de Saúde Pública

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0034-89101987000500006

Palavras-chave:

Planejamento participativo, Pesquisa, Participação comunitária, Conhecimento, Dominação-subordinação

Resumo

Como parte de uma experiência de Pesquisa Participante levada a cabo no contexto do Projeto de Integração Docente-Assistencial Itapecerica da Serra, foi realizada uma primeira reunião envolvendo um Centro de Saúde e clubes de mães do Município de Itapecerica da Serra, SP (Brasil) e uma instituição de ensino e pesquisa. Com vistas a prevenir, desde o início da pesquisa, o poder daqueles que detêm o conhecimento acadêmico e técnico, frente à comunidade, foi adotada, nesta primeira reunião, um procedimento chamado "Estratégia do Silêncio". As relações de poder preexistentes na cultura e na sociedade foram discutidas pelos três grupos permitindo com isso uma primeira tomada de consciência do problema. Algumas considerações de ordem metodológica foram levantadas, especialmente no que concerne às oportunidades abertas pela pesquisa participante no que se refere às relações sujeito-objeto da pesquisa social, bem como no que toca aos resultados práticos (ou retornos) deste tipo de pesquisa.

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Publicado

1987-10-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Adorno, R. C. F., Zioni, F., Lefèvre, F., & Silva, M. E. L. da. (1987). O conhecimento e o poder: de quem é a palavra. Relato de uma experiência de pesquisa participante . Revista De Saúde Pública, 21(5), 405-412. https://doi.org/10.1590/S0034-89101987000500006