Biocompatibilidade de materiais empregados na confecção de próteses cardiovasculares: comparação entre pericárdio bovino e Dacron(R)

Autores

  • Terezinha de J. A. Pinto Universidade de São Paulo; Faculdade de Ciências Farmacêuticas; Departamento de Farmácia
  • Takako Saito Universidade de São Paulo; Faculdade de Ciências Farmacêuticas; Departamento de Farmácia
  • Álvaro Glerean Escola Paulista de Medicina; Departamento de Morfologia; Disciplina de Histologia

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0034-89101993000300005

Palavras-chave:

Prótese das valvas cardiácas, Bioprótese, Testes de materiais

Resumo

Durante os últimos 25 anos, numerosos estudos têm sido efetuados visando a biocompatibilidade de materiais de uso médico-hospitalar. Isto se deve ao desenvolvimento de materiais destinados às próteses particularmente na área cardiovascular, o que motivou pesquisas relativas à problemática da compatibilidade entre superfícies biológicas ou sintéticas e o sangue. O presente trabalho objetivou comparar a avaliação da biocompatibilidade do pericárdio bovino, um dos materiais mais empregados na fabricação de válvulas cardíacas protéticas, após tratamento com glutaraldeído e formaldeído, com o material sintético conhecido como "tricot" de Dacron(R). Tanto fragmentos de pericárdio submetidos a diferentes tratamentos, como os de Dacron(R) foram implantados subcutaneamente na região abdominal de ratos Wistar, por períodos de 1 a 3 meses. O exame de cortes histológicos obtidos por métodos convencionais evidenciou ausência de biocompatibilidade principalmente para o pericárdio tratado com formaldeído. Para o Dacron(R), foi constatado, comparativamente, uma perfeita biocompatibilidade. A cultura de células in vitro, com o uso de linhagens RC-IAL e Hela pelo método de revestimento com ágar, foi empregada exclusivamente para o material de origem biológica e evidenciou um grau intenso de toxicidade associado ao resíduo do agente de tratamento. Concluiu-se que existe a necessidade do aperfeiçoamento da técnica de lavagem da prótese biológica antes da implantação.

Downloads

Publicado

1993-06-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Pinto, T. de J. A., Saito, T., & Glerean, Álvaro. (1993). Biocompatibilidade de materiais empregados na confecção de próteses cardiovasculares: comparação entre pericárdio bovino e Dacron(R) . Revista De Saúde Pública, 27(3), 185-189. https://doi.org/10.1590/S0034-89101993000300005