Atribuições de causalidade referentes à saúde e à doença de crianças brasileiras

Autores

  • Evely Boruchovitch Universidade Estadual de Campinas; Departamento de Psicologia Educacional
  • Birgitte R Mednick University of Southern California; Department of Educational Psychology

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0034-89102000000500008

Palavras-chave:

Atitude frente à saúde, Formação de conceito, Comparação transcultural, Educação em saúde, Fatores etários, Fatores socioeconômicos, Atribuições de causalidade para saúde e doença

Resumo

INTRODUÇÃO: Num momento histórico no qual um grande número de doenças podem ser prevenidas pelas mudanças de hábitos e comportamentos, investigações vêm se desenvolvendo no sentido de, não só compreender o que adultos e crianças consideram como práticas saudáveis desejáveis, mas também na tentativa de identificar fatores associados ao engajamento em comportamentos saudáveis por parte do indivíduo. Assim sendo, objetivou-se investigar atribuições de causalidade para saúde e doença entre alunos do ensino fundamental. MÉTODOS: Foi estudada uma amostra de 96 estudantes de 6 a 14 anos de idade de duas escolas de ensino fundamental, uma pública e outra privada, do Município do Rio de Janeiro, RJ. Os sujeitos foram entrevistados individualmente, e as atribuições de causalidade foram medidas por meio de 14 itens do tipo-verdadeiro (e.g., pessoas são saudáveis porque elas têm sorte). Relações entre as atribuições de causalidade e variáveis demográficas foram também examinadas. RESULTADOS: Os resultados encontrados foram consistentes com a literatura da área. Enquanto cuidar de si mesmo foi considerada como a causa mais importante da saúde, vírus e falta de cuidado consigo mesmo foram as atribuições de causalidade mais freqüentes para doença. Foram encontradas relações significativas entre as atribuições de causalidade e as variáveis demográficas. CONCLUSÕES: O estudo aponta para a existência de semelhanças culturais nas atribuições de saúde e doença de crianças e enfatiza a importância de que pesquisas futuras se voltem para a busca de maneiras de se promover o engajamento da criança em práticas saudáveis sem, contudo, despertar sentido irrealista de controle sobre sua própria saúde.

Downloads

Publicado

2000-10-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Boruchovitch, E., & Mednick, B. R. (2000). Atribuições de causalidade referentes à saúde e à doença de crianças brasileiras . Revista De Saúde Pública, 34(5), 484-490. https://doi.org/10.1590/S0034-89102000000500008