Projeto Bambuí: avaliação de serviços odontológicos privados, públicos e de sindicato

Autores

  • Divane Leite Matos Fundação Oswaldo Cruz; Centro de Pesquisas René Rachou; Núcleo de Estudos em Saúde Pública e Envelhecimento
  • Maria Fernanda Lima-Costa Fundação Oswaldo Cruz; Centro de Pesquisas René Rachou; Núcleo de Estudos em Saúde Pública e Envelhecimento
  • Henrique L Guerra Fundação Oswaldo Cruz; Centro de Pesquisas René Rachou; Núcleo de Estudos em Saúde Pública e Envelhecimento
  • Wagner Marcenes Royal Free and University College Medical School; Department of Epidemiology and Public Health

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0034-89102002000200017

Palavras-chave:

Serviços de saúde bucal, Avaliação de serviços, Assistência odontológica, Satisfação do paciente, Setor público, Setor privado, Fatores socioeconômicos, Iniqüidade na saúde, Saúde bucal

Resumo

OBJETIVO: Partindo do princípio de que um dos objetivos dos serviços odontológicos públicos é reduzir os efeitos das desigualdades sociais sobre a saúde bucal, investigou-se se essas desigualdades estão presentes entre usuários dos serviços odontológicos públicos, privados e de sindicato. MÉTODOS: A população estudada foi constituída por uma amostra representativa de adultos residentes na cidade de Bambuí, MG. Os participantes foram entrevistados por meio de um questionário estruturado. RESULTADOS: Entre os 1.664 moradores amostrados, 1.382 (83,1%) participaram do inquérito de saúde bucal. Destes, 656 preenchiam os critérios de inclusão (idade >;18 anos, presença de pelo menos um dente natural e visita ao dentista pelo menos uma vez na vida) e participaram do trabalho. Os usuários dos serviços privados estavam mais satisfeitos com a aparência dos dentes (ORaj=3,03; IC95%=1,70-5,39) e com a mastigação (ORaj=2,27; IC95%=1,17-4,40) do que os usuários de serviços públicos. Aqueles também percebiam menos necessidade atual de tratamento odontológico (ORaj=0,39; IC95%=0,18-0,86) e receberam com mais freqüência tratamento restaurador (ORaj=9,57; IC95%=4,72-19,43) ou preventivo (ORaj=5,57; IC95%=2,31-13,40) na última visita ao dentista. Aqueles que usaram os serviços do sindicato também receberam mais tratamentos restauradores (ORaj=8,51; IC95%=2,80-25,92) e preventivos (ORaj=11,42; IC95%=3,49-37,43) na última visita ao dentista do que os usuários de serviços públicos. Nenhuma diferença foi encontrada em relação à satisfação com a aparência dos dentes, à capacidade de mastigação e à percepção de necessidade de tratamento odontológico. CONCLUSÃO: Os serviços públicos odontológicos, com base no estudo da comunidade local, aparentemente não têm conseguido reduzir as desigualdades sociais com referência à saúde bucal.

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Publicado

2002-04-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Matos, D. L., Lima-Costa, M. F., Guerra, H. L., & Marcenes, W. (2002). Projeto Bambuí: avaliação de serviços odontológicos privados, públicos e de sindicato . Revista De Saúde Pública, 36(2), 237-243. https://doi.org/10.1590/S0034-89102002000200017