Condições de vida e vocabulário receptivo em crianças de dois a cinco anos

Autores

  • Carmen Sílvia Basílio Universidade Federal de São Paulo; Escola Paulista de Medicina; Departamento de Fonoaudiologia
  • Rosana Fiorini Puccini Universidade Federal de São Paulo; Escola Paulista de Medicina; Departamento de Pediatria
  • Edina Mariko Koga da Silva Universidade Federal de São Paulo; Escola Paulista de Medicina; Departamento de Pediatria
  • Márcia Regina Marcondes Pedromônico Universidade Federal de São Paulo; Escola Paulista de Medicina; Departamento de Fonoaudiologia

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0034-89102005000500005

Palavras-chave:

Testes de linguagem, Vocabulário, Criança, Escolaridade, Relações mãe-filho

Resumo

OBJETIVO: Avaliar o vocabulário receptivo de crianças de dois anos e seis meses a cinco anos e 11 meses que freqüentam creches e pré-escolas. MÉTODOS: Estudo transversal e analítico realizado no município de Embu, Estado de São Paulo. Utilizou-se o Teste de Vocabulário por Imagem Peabody e análise de fatores associados ao desempenho. A amostra foi constituída de 201 crianças de ambos os sexos, com idade entre dois e seis anos. Foram realizados análise multivariada e modelo de regressão logística. A variável dependente analisada foi o desempenho no teste e as variáveis independentes foram a idade da criança, tempo de escolaridade e série, e características sociodemográficas de suas famílias. RESULTADOS: Observou-se que 44,3% das crianças apresentaram desempenho inferior ao esperado para a idade no teste e os fatores associados ao melhor desempenho foram a idade da criança (OR=2,4; IC 95%: 1,6-3,5) e a escolaridade materna (OR=3,2; IC 95%: 1,3-7,4). CONCLUSÕES: A escolaridade maternal é importante no desenvolvimento de linguagem da criança. As instituições como creches e pré- escolas são fatores de proteção do desenvolvimento infantil em famílias de baixa renda e com baixa escolaridade.

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Publicado

2005-10-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Basílio, C. S., Puccini, R. F., Silva, E. M. K. da, & Pedromônico, M. R. M. (2005). Condições de vida e vocabulário receptivo em crianças de dois a cinco anos . Revista De Saúde Pública, 39(5), 725-730. https://doi.org/10.1590/S0034-89102005000500005