Conhecimento sobre métodos anticoncepcionais por estudantes adolescentes

Autores

  • Laura B Motta Martins Hospital Leonor Mendes de Barros
  • Lúcia Costa-Paiva Universidade Estadual de Campinas; Faculdade de Ciências Médicas
  • Maria José D Osis Centro de Pesquisas Materno-Infantis de Campinas
  • Maria Helena de Sousa Centro de Pesquisas Materno-Infantis de Campinas
  • Aarão M Pinto Neto Universidade Estadual de Campinas; Faculdade de Ciências Médicas
  • Valdir Tadini Hospital Leonor Mendes de Barros

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0034-89102006000100010

Palavras-chave:

Anticoncepção, Comportamento contraceptivo, Comportamento do adolescente, Educação sexual, Fatores socioeconômicos

Resumo

OBJETIVO: Comparar o conhecimento sobre métodos anticoncepcionais e identificar os fatores associados ao conhecimento adequado dos adolescentes de escolas públicas e privadas. MÉTODOS: Realizou-se estudo transversal, do qual participaram 1.594 adolescentes entre 12 e 19 anos, de 13 escolas públicas e cinco privadas do Município de São Paulo entre junho e dezembro de 2003. As escolas foram selecionadas aleatoriamente e os alunos responderam um questionário sobre características sociodemográficas, reprodutivas e métodos anticoncepcionais. As razões de prevalência foram calculadas com intervalo de confiança de 95% para cada questão sobre conhecimento de métodos e o tipo de escola. Atribuiu-se meio ponto para cada questão correta sobre conhecimento de anticoncepcionais, o ponto de corte foi 50% de acerto. Os testes estatísticos utilizados foram o qui-quadrado, o Wilcoxon-Gehan e a regressão múltipla de Poisson. RESULTADOS: Dentre os adolescentes, 61% eram do sexo feminino nos dois grupos de escolas. Predominou nível socioeconômico baixo nas escolas públicas e alto nas privadas (p<0,001). Cerca de 18,6% dos adolescentes nas escolas privadas e 28,6% nas públicas tinham atividade sexual (p<0,002). Quanto ao conhecimento, 25,7% dos adolescentes das escolas públicas e 40,8% das privadas apresentaram escore superior ou igual a cinco. Os fatores associados ao maior conhecimento foram ser do sexo feminino, estudar em escola privada, estar no ensino médio, ter nível socioeconômico alto, ter relação sexual e ter maior idade. CONCLUSÕES: O nível de conhecimento adequado sobre métodos anticoncepcionais foi baixo para os adolescentes de ambos os tipos de escolas. Os resultados revelam que, assim como os mais desfavorecidos, os adolescentes de maior nível socioeconômico necessitam de informações adequadas sobre planejamento familiar, visando a melhorar esse conhecimento para mudança seu comportamento.

Publicado

2006-02-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Martins, L. B. M., Costa-Paiva, L., Osis, M. J. D., Sousa, M. H. de, Pinto Neto, A. M., & Tadini, V. (2006). Conhecimento sobre métodos anticoncepcionais por estudantes adolescentes . Revista De Saúde Pública, 40(1), 57-64. https://doi.org/10.1590/S0034-89102006000100010