Satisfação com o trabalho e impacto causado nos profissionais de serviço de saúde mental

Autores

  • Denise Rebouças Instituto Municipal Juliano Moreira; Núcleo de Pesquisa
  • Letícia Fortes Legay Instituto Municipal Juliano Moreira; Núcleo de Pesquisa
  • Lúcia Abelha Instituto Municipal Juliano Moreira; Núcleo de Pesquisa

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0034-89102007000200011

Palavras-chave:

Serviços de saúde mental^i1^srecursos huma, Avaliação em saúde, Avaliação de recursos humanos em saúde, Satisfação no emprego, Estafa profissional, Saúde do trabalhador, Estudos transversais

Resumo

OBJETIVO: Analisar o nível de satisfação no emprego e o impacto causado nos profissionais de um serviço de saúde mental e possíveis associações com variáveis sociodemográficas e funcionais. MÉTODOS: Estudo transversal com 321 profissionais de uma instituição de saúde mental de longa permanência, no Rio de Janeiro, RJ, em 2005. Os instrumentos utilizados foram: as escalas de avaliação da Satisfação da Equipe em Serviços de Saúde Mental e a do Impacto do Trabalho em Serviços de Saúde Mental, e um questionário sobre características sociodemográficas e profissionais. Para a análise das associações entre variáveis foram empregados os testes Kruskal-Wallis, Mann-Whitney, qui-quadrado e regressão linear múltipla. RESULTADOS: O escore médio de satisfação foi 3,29±0,64 e o de impacto do trabalho foi 1,77±0,62. Dos profissionais estudados, 61,8% apresentaram nível intermediário de satisfação. Foram observadas associações positivas da satisfação com: ter sido contratado por organização não-governamental, exercer atividades sem contato direto com pacientes, trabalhar em projeto inovador, ter idade mais avançada e nível de escolaridade mais baixo. Os níveis mais elevados de impacto do trabalho foram observados entre servidores públicos, jovens e do sexo feminino. CONCLUSÕES: A maioria das características associadas aos menores níveis de satisfação no emprego esteve associada aos mais elevados níveis de impacto do trabalho. Embora os resultados tenham revelado nível intermediário de satisfação, é evidente a necessidade de mudanças por parte do poder público, especialmente no que diz respeito à ampliação de recursos humanos e materiais e à reforma das edificações.

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Publicado

2007-04-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Rebouças, D., Legay, L. F., & Abelha, L. (2007). Satisfação com o trabalho e impacto causado nos profissionais de serviço de saúde mental . Revista De Saúde Pública, 41(2), 244-250. https://doi.org/10.1590/S0034-89102007000200011