Avaliação do perfil tecnológico dos centros de testagem e aconselhamento para HIV no Brasil

Autores

  • Alexandre Grangeiro Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina; Departamento de Medicina Preventiva
  • Maria Mercedes Escuder Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo; Instituto de Saúde
  • Karina Wolffenbüttel SES-SP; Centro de Referência e Treinamento em DST/AIDS
  • Ligia Rivero Pupo Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo; Instituto de Saúde
  • Maria Ines Battistella Nemes Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina; Departamento de Medicina Preventiva
  • Paulo Henrique Nico Monteiro Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo; Instituto de Saúde

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0034-89102009000300006

Palavras-chave:

Síndrome de Imunodeficiência Adquirida^i1^sprevenção & contr, Sorodiagnóstico da Aids, Acesso aos Serviços de Saúde, Avaliação de Serviços de Saúde, Qualidade da Assistência à Saúde^i1^sAcesso e Avalia

Resumo

OBJETIVO: Caracterizar e analisar os perfis tecnológicos dos centros de testagem e aconselhamento para HIV no Brasil. MÉTODOS: Utilizou-se questionário estruturado e auto-aplicado com 78 questões, respondido por 320 (83,6%) dos 383 centros brasileiros, durante 2006. Foram analisadas respostas que caracterizam o perfil tecnológico dos serviços mediante o uso da técnica de agrupamento k-means. As associações entre os perfis descritos e os contextos municipais foram analisadas usando-se qui-quadrado e análise de resíduo no caso de proporções, Anova e Bonferroni para médias. RESULTADOS: Os centros apresentaram deficiências significativas quanto à garantia do atendimento adequado. Foram identificados quatro perfis tecnológicos. O perfil "assistência" (21,6%) foi predominante entre os serviços instituídos antes de 1993, em regiões com alta incidência de Aids e municípios de grande porte. O perfil "prevenção" (30,0%), prevalente entre 1994-1998, foi o que mais correspondeu às normas do Ministério da Saúde, com melhores indicadores de resolubilidade e produtividade. O perfil "assistência e prevenção" (26,9%), inserido nos serviços de Aids, foi predominante entre 1999-2002 e desenvolvia o conjunto mais completo de atividades, incluindo tratamento de doenças sexualmente transmissíveis. O perfil "oferta de diagnóstico" (21,6%) foi o mais precário e localizado onde a epidemia é mais recente e com menor proporção de pessoas testadas. CONCLUSÕES: Os centros de testagem e aconselhamento constituem um conjunto de serviços heterogêneos e as diretrizes que nortearam a implantação dos serviços no Brasil não estão plenamente incorporadas, influindo nos baixos indicadores de resolubilidade e produtividade e no desenvolvimento insuficiente de ação de prevenção.

Publicado

2009-06-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Grangeiro, A., Escuder, M. M., Wolffenbüttel, K., Pupo, L. R., Nemes, M. I. B., & Monteiro, P. H. N. (2009). Avaliação do perfil tecnológico dos centros de testagem e aconselhamento para HIV no Brasil . Revista De Saúde Pública, 43(3), 427-436. https://doi.org/10.1590/S0034-89102009000300006