Instrumento para avaliação do nível de conhecimento da prescrição na atenção primária

Autores

  • Samanta Etges Fröhlich Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia
  • Tatiane da Silva Dal Pizzol Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia
  • Sotero Serrate Mengue Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0034-89102010000600009

Palavras-chave:

Pacientes, Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde, Prescrições de Medicamentos, Atenção Primária à Saúde, Questionários

Resumo

OBJETIVO: Desenvolver e testar um instrumento para avaliação do nível de conhecimento do paciente sobre a prescrição de medicamentos. MÉTODOS: O estudo foi realizado com usuários cadastrados nas Unidades de Estratégia de Saúde da Família de Santa Cruz do Sul, RS, recrutados por amostragem consecutiva. Foram considerados nome do medicamento, indicação terapêutica, dose, horários de administração, forma de utilização, duração do tratamento, atitude no caso de esquecimento de doses, possíveis efeitos adversos e interações. Cada item da escala foi ponderado segundo importância para a utilização segura do medicamento prescrito. O questionário foi testado por meio de entrevistas com os usuários em 2006 e pela análise de 320 prescrições. Foram calculadas estatísticas descritivas, razões de prevalências e qui-quadrado para variáveis categóricas e teste de Tukey para comparação de médias. RESULTADOS: O nível de conhecimento da terapia medicamentosa foi considerado bom para 11,3% dos entrevistados, regular para 42,5% e insuficiente para 46,3%. Os maiores níveis de conhecimento foram observados nos horários de administração, indicação terapêutica e duração do tratamento. Os menores níveis ocorreram em dose, efeitos adversos e o que fazer no caso de esquecimento de uma ou mais doses do medicamento. CONCLUSÕES: O instrumento proposto permitiu examinar a magnitude da lacuna existente entre o que o paciente deve saber e o que ele realmente sabe sobre seus medicamentos. Assim, é possível detectar focos de prevenção, educação e acompanhamento para evitar problemas relacionados à utilização não segura dos medicamentos.

Publicado

2010-12-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Fröhlich, S. E., Dal Pizzol, T. da S., & Mengue, S. S. (2010). Instrumento para avaliação do nível de conhecimento da prescrição na atenção primária . Revista De Saúde Pública, 44(6), 1046-1054. https://doi.org/10.1590/S0034-89102010000600009