Alteração vocal auto-referida em professores: prevalência e fatores associados

Autores

  • Cláudia Cossentino Bruck Marçal Universidade Federal de Santa Catarina; Centro de Ciências da Saúde
  • Marco Aurélio Peres Universidade Federal de Santa Catarina; Centro de Ciências da Saúde

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0034-89102011005000025

Palavras-chave:

Distúrbios da Voz, epidemiologia, Docentes, Saúde do Trabalhador, Estudos Transversais

Resumo

OBJETIVO: Estimar a prevalência de alteração vocal auto-referida em professores e identificar fatores associados. MÉTODOS: Estudo transversal com amostra de 393 professores do ensino fundamental de Florianópolis, SC, por meio de questionário autoaplicado em 2009. Foi realizada análise multivariável de regressão de Poisson estimando-se as razões de prevalência e intervalos de 95% de confiança. RESULTADOS: A prevalência de alteração vocal foi de 47,6% (IC95% 42,6;52,5). Após o ajuste, permaneceram associados à maior prevalência de alteração vocal ser do sexo feminino e a presença de rinite/sinusite e faringite. CONCLUSÕES: Foi observada elevada prevalência de alteração vocal auto-referida entre os professores estudados.

Publicado

2011-06-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Marçal, C. C. B., & Peres, M. A. (2011). Alteração vocal auto-referida em professores: prevalência e fatores associados . Revista De Saúde Pública, 45(3), 503-511. https://doi.org/10.1590/S0034-89102011005000025