Fatores associados a patologias de pregas vocais em professores

Autores

  • Carla Lima de Souza Universidade Federal da Bahia; Instituto de Saúde Coletiva
  • Fernando Martins Carvalho UFBA; Faculdade de Medicina; Departamento de Medicina Preventiva e Social
  • Tânia Maria de Araújo Universidade Estadual de Feira de Santana; Departamento de Saúde
  • Eduardo José Farias Borges dos Reis UFBA; Faculdade de Medicina; Departamento de Medicina Preventiva e Social
  • Verônica Maria Cadena Lima UFBA; Departamento de Estatística
  • Lauro Antonio Porto UFBA; Faculdade de Medicina; Departamento de Medicina Preventiva e Social

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0034-89102011005000055

Palavras-chave:

Docentes, Distúrbios da Voz, Condições de Trabalho, Saúde do Trabalhador, Estudos Transversais

Resumo

OBJETIVO: Analisar fatores associados à prevalência do diagnóstico médico referido de patologias das pregas vocais em professores. MÉTODOS: Estudo epidemiológico transversal, censitário, com 4.495 professores da rede pública municipal de ensino elementar e fundamental de Salvador, BA, de março a abril de 2006. A variável dependente foi o diagnóstico médico referido de patologias das pregas vocais e as independentes, características sociodemográficas, atividade profissional, organização do trabalho/relações interpessoais, características físicas do ambiente de trabalho, freqüência de transtornos mentais comuns, medida pelo Self-Reporting Questionnaire-20 (SRQ-20 >;7) e condições de saúde geral. Foram aplicadas técnicas de análise estatística descritiva, bivariada e regressão logística múltipla. RESULTADOS: A prevalência de diagnóstico médico referido de patologias das pregas vocais foi de 18,9%. Na análise de regressão logística, as variáveis que permaneceram associadas ao diagnóstico médico de patologia das pregas vocais foram: sexo feminino, trabalhar como professor por mais de sete anos, uso intensivo da voz, referir mais de cinco características desfavoráveis do ambiente físico de trabalho, uma ou mais doenças do trato respiratório, perda auditiva e apresentar transtornos mentais comuns. CONCLUSÕES: A presença de patologias das pregas vocais referidas associou-se a fatores que indicam a necessidade de ações de promoção da saúde vocal do professor e modificações na organização e estrutura do trabalho docente.

Publicado

2011-10-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Souza, C. L. de, Carvalho, F. M., Araújo, T. M. de, Reis, E. J. F. B. dos, Lima, V. M. C., & Porto, L. A. (2011). Fatores associados a patologias de pregas vocais em professores . Revista De Saúde Pública, 45(5), 914-921. https://doi.org/10.1590/S0034-89102011005000055