Publicidade de bebidas e alimentos ultra-processados: criancas como populacao vulneravel

Autores

  • Christina Mallarino Pontificia Universidad Javeriana; Facultad de Medicina; Departamento de Medicina Preventiva y Social
  • Luis F Gomez Pontificia Universidad Javeriana; Facultad de Medicina; Departamento de Medicina Preventiva y Social
  • Laura Gonzalez-Zapata Universidad de Antioquia; Escuela de Nutricion y Dietetica
  • Yazmin Cadena Pontificia Universidad Javeriana; Facultad de Medicina; Departamento de Medicina Preventiva y Social
  • Diana C Parra Universidade de Sao Paulo; Faculdade de Saude Publica; Departamento de Nutricao

DOI:

https://doi.org/10.1590/rsp.v47i5.76713

Resumo

A rápida transição nutricional na América Latina tem como resultado o aumento pronunciado de sobrepeso e obesidade nas crianças. Evidência recente mostra que a publicidade de comidas e bebidas tem grande influência nas preferências alimentares das crianças. Essa população torna-se alvo da indústria de alimentos ultraprocessados e bebidas, produtos comercializados agressivamente. Nos países da América Latina, só existem regulamentos ineficientes para a publicidade de bebidas e alimentos ultraprocessados, e o discurso de auto-regulação prevalece sobre os regulamentos legais. Este comentário explora o papel importante da publicidade no desenvolvimento de padrões de dietas não saudáveis e na obesidade das crianças na América Latina, bem como a necessidade de ação governamental e participação social na resolução desse problema de saúde pública.

Downloads

Publicado

2013-10-01

Edição

Seção

Comentários

Como Citar

Mallarino, C., Gomez, L. F., Gonzalez-Zapata, L., Cadena, Y., & Parra, D. C. (2013). Publicidade de bebidas e alimentos ultra-processados: criancas como populacao vulneravel. Revista De Saúde Pública, 47(5), 1006-1010. https://doi.org/10.1590/rsp.v47i5.76713