Conhecimentos sobre o lazer nos cursos de Graduação em Turismo de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v21i2p357-380Palabras clave:
Turismo, Lazer, Graduação, Minas Gerais.Resumen
Síntese dos resultados da pesquisa que objetivou diagnosticar/analisar os conhecimentos desenvolvidos sobre o Lazer nos cursos de Graduação em Turismo de Minas Gerais. A metodologia envolveu pesquisa bibliográfica, análise documental e entrevistas com 24 coordenadores e 21 docentes vinculados a 25 instituições. Os resultados evidenciaram que para todos os entrevistados o lazer e o turismo estão interligados. Constatou-se uma ênfase no ensino, através de disciplinas, com poucas ações relacionadas à pesquisa e à extensão. Foi possível perceber a existência de uma confusão conceitual envolvendo os termos "lazer" e "recreação" por parte de alguns entrevistados. Observa-se a importância de superar a visão instrumental de lazer que tem caracterizado as práticas pedagógicas no contexto dos cursos pesquisados, tendo em vista alcançar uma formação no Turismo mais crítica e reflexiva.Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Publicado
2010-08-01
Número
Sección
Artículos
Licencia
Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0), lo que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su autoría y publicación inicial en RTA.
Cómo citar
GOMES, Christianne; RAMOS, Alicia Maricel Oliveira; SEREJO, Hilton Fabiano Boaventura. Conhecimentos sobre o lazer nos cursos de Graduação em Turismo de Minas Gerais. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 21, n. 2, p. 357–380, 2010. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v21i2p357-380. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/14221.. Acesso em: 20 may. 2024.