Percepção do Residente em Relação a Turismo e Megaevento: análise bibliométrica de periódicos internacionais e latino-americanos

Autores

  • Marcelo Chiarelli Milito Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Sérgio Marques Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Mauro Lemuel Alexandre Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v24i3p482-502

Palavras-chave:

Turismo. Megaeventos. Residentes. América Latina. Bibliometria

Resumo

Entender a percepção da comunidade residente sobre o turismo, se mostra relevante por ser um grupo que é impactado e impacta esse nicho de mercado, com ênfase em regiões que possuem uma estrutura social instável e que estão investindo em turismo e megaeventos, como o continente latino-americano. Para entender o desenvolvimento do conhecimento de determinado fenômeno, se recorre a investigações sobre a comunicação científica que versam sobre os avanços na área de interesse.  Assim, a presente pesquisa objetiva caracterizar os contrastes nos estudos científicos internacionais e latino-americanos, que versam sobre a percepção dos residentes frente ao turismo e megaeventos. A metodologia utilizada é de análise bibliométrica na comparação da produção dos principais periódicos das duas regiões supracitadas, nos últimos dez anos, através de uma perspectiva quantitativa e qualitativa, de característica descritiva. Revela-se que as pesquisas sobre o turismo através do prisma da comunidade local, estão relevantes em todos os periódicos abordados, mas com diferenças acentuadas quanto às metodologias de pesquisa usadas nas revistas do continente latino e as globais. Conclui com a proposição da aplicação do marco teórico internacional em âmbito continental, principalmente no que tange a realização dos megaeventos. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcelo Chiarelli Milito, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Master em Dirección y Planificación del Turismo por la Universitat Rovira i Virgili; Mestrando em Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Bolsista CAPES.
  • Sérgio Marques, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    Doutor em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Professor do Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
  • Mauro Lemuel Alexandre, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    Doutor em Ciências em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor do Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Downloads

Publicado

2013-12-16

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

MILITO, Marcelo Chiarelli; MARQUES, Sérgio; ALEXANDRE, Mauro Lemuel. Percepção do Residente em Relação a Turismo e Megaevento: análise bibliométrica de periódicos internacionais e latino-americanos. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 24, n. 3, p. 482–502, 2013. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v24i3p482-502. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/79784.. Acesso em: 26 abr. 2024.