Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • Número de Caracteres

    • Arquivo da submissão deve estar em formato Microsoft Word
    • Artigos Originais: não devem ultrapassar 7000 palavras.
    • Artigos de Revisão: não devem ultrapassar 6000 palavras.
    • Relatos de Experiência e Estudos de caso: não devem ultrapassar 5000 palavras.
    • Resumos: Português e Inglês com 150 a 200 palavras.
    • Indicar mínimo de três e máximo de seis Descritores/Keywords
  • Autores: Cadastrar todos os autores no Portal da Revista no link do seu artigo
  • Página de rosto deve conter nesta ordem (e deve ser anexada na primeira página do arquivo de seu artigo):

    • Título em Português;
    • Título em Inglês;
    • Nome completo dos autores e identificação das instituições as quais os autores estão vinculados;
    • Referência ao trabalho como parte integrante de dissertação, tese ou projeto;
    • Referência à apresentação do trabalho em eventos (indicando nome do evento, local e data de realização);
    • Endereço para correspondência do autor principal;
    • E-mail de todos os autores.
  • Elementos gráficos:

    • Até 5 (podem ser figuras, quadros, gráficos, tabelas) com seus respectivos títulos e legendas.
    • Não é permitido compilar dois ou mais recursos gráficos e contabilizá-los como um único
    • Devem ser colocados na sequência da citação no texto e anexados separadamente em documentos suplementares
  • Referências e Citações no texto:

    • Para citações no texto observar as normas da revista (Vancouver),  ordem numérica de acordo com o aparecimento no texto. Para elaboração das Referências observar as recomendações das Normas de Vancouver, conforme diretrizes de autores disponíveis no site da revista.
    • A Revista sugere que sejam utilizadas até 30 referências.
    • URLs para as referências e DOI dos artigos foram informadas quando possível.
  • Anexar no site (em documentos suplementares):

    • Declarações  de  cessão  integral  dos  direitos  autorais  à  Revista  de  Terapia Ocupacional  da  USP e  de  responsabilidade,  de  conflitos  de  interesse  e  de autoria do conteúdo do artigo (conforme modelo disponível no item DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL) assinadas por TODOS os autores;
    • Comprovante  de  aprovação  do  Comitê  de  Ética  em  Pesquisa  (CEP)  da instituição  (Parecer  consubstanciado  do  CEP obtido  no  site  da  PlataformaBrasil)

Diretrizes para Autores

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores devem verificar a conformidade do artigo em relação a todos os itens descritos no tópico 2, a seguir.  As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

Todos os autores e coautores do artigo devem estar cadastrados no Portal de Revistas da USP, no link da submissão em Contribuidores

1. Tipos de artigo 

Artigos Originais / Artigos teóricos - Até 7000 palavras. 

Relatos de experiências / Estudos de caso - Até 5000 palavras. 

Ponto de Vista - Até 5000 palavras.

Revisão de literatura - Até 6000 palavras. 

Entrevista - Até 5000 palavras. 

2. Tópicos que compõem o artigo a ser enviado

Tipo de arquivo: doc ou docx (MS Word).

Texto: Ortografia Oficinal em formato de folha A4, espaçamento simples fonte Times New Roman, tamanho 12. Margens de 2.5 cm. 

Os artigos podem ser redigidos em português, inglês ou espanhol. Os textos em português e espanhol devem ter título, resumo e palavras-chave na língua original e em inglês. Os textos em inglês devem ter título, resumo e palavras-chave na língua original e em português. Além disso, os artigos em inglês de autores nacionais devem ser apresentados nas duas versões: inglês e português. No caso de aprovação, ambas serão publicadas.

Página de rosto

  • Título: Máximo de 18 palavras, somente no idioma do manuscrito, em negrito, utilizando maiúsculas apenas no início do título e nomes próprios. Não devem ser usadas abreviações, acrônimos ou localização geográfica da pesquisa (instituições ou serviços onde a pesquisa foi realizada).
  • Nome dos autores: Completo, sem abreviaturas, numerados por numeral arábico, com instituição (deve seguir hierarquia: Universidade, Faculdade e Departamento.), localização, estado e país. Os autores devem indicar como citar seu nome para indexar nas bases de dados e inserir ORCID ID, email. 
  • Manuscritos extraídos de dissertação ou tese: deve ser indicado com asterisco em nota de rodapé o título, ano e instituição que foi apresentado. Se houve apresentação do trabalho em eventos, necessário indicar o nome do evento, local e data de realização.
  • Autor para correspondência: O autor que realizar a submissão do trabalho será o responsável para correspondência e receberá as notificações da Revista pelo Portal. TODOS OS AUTORES DEVEM ESTAR CADASTRADOS NO PORTAL DA REVISTA. 

Resumo e Abstract: Deve ser redigido em português e em inglês, contendo entre 150 e 200 palavras, em um único parágrafo, e deve explicitar: introdução, objetivos, procedimentos metodológicos, resultados e conclusões. 

Descritores: Devem ser indicados de 3 a 6 descritores, que melhor caracterizem o conteúdo do trabalho. Consultar "Descritores em Ciências da Saúde" (DECS/MeSH) parte da metodologia LILACS-Literatura Latino Americana e do Caribe em da Saúde (http://decs.bvs.br/).

Estrutura do texto:  A revista aceita textos organizados de outra forma em sua apresentação desde que contemplem introdução, metodologia, resultados e discussão. No mais, sugere-se que os trabalhos de investigação científica sejam organizados mediante a estrutura formal:

  • Introdução: deve contemplar a apresentação e/ou justificativa do trabalho, definição dos conceitos chave do trabalho, seu objetivo, sua relação com outras publicações, esclarecendo o estado atual em que se encontra o objeto investigado e/ou apresentando a base teórica adotada e a originalidade do trabalho.
  • Procedimentos Metodológicos: inclui a descrição dos procedimentos empreendidos para o desenvolvimento do trabalho, a caracterização do contexto da pesquisa e/ou da população estudada, o período de realização, o processo detalhado de seleção e recrutamento da população alvo e o número de participantes, incluindo motivos de recusa à participação no estudo; o referencial teórico e/ou as técnicas escolhidas para a coleta e análise de dados e/ou discussão do tema proposto.
  • Resultados: exposição objetiva do que foi observado, sem interpretações ou comentários. Caracterização dos participantes da pesquisa. Pode ser apoiada por gráficos e tabelas, desde que não repitam informações já contempladas no texto. 
  • Discussão: Se refere à discussão dos dados obtidos e resultados alcançados, ressaltando aspectos novos e relevantes observados no estudo e discutindo a concordância e divergências com outras pesquisas publicadas nacionais e internacionais. Além das limitações do estudo e relevância clínica, se pertinente.
  • Conclusões ou considerações finais: Deve ser direto, claro e objetivo, fundamentado nos resultados e discussão. Não cite referências.

Elementos gráficos: Devem ser anexados na sequência da citação no corpo do texto e em arquivo à parte em documentos suplementares, nomeados de acordo com a referência no texto. O trabalho deve conter no máximo 5 elementos gráficos (figura, tabela, gráfico e diagramas), não sendo permitido aglutinar mais de um elemento gráfico sob um mesmo título. O título deve constar na parte superior do elemento gráfico, e em caso de figuras, na parte inferior. Evitar o uso de linhas verticais e inclinadas.

Referências: Máximo de 30 (exceto em estudos de revisão). Organizadas em ordem de aparecimento no texto pelo último sobrenome do primeiro autor. É recomendável no máximo 15% de autocitação entre os citáveis. Os títulos dos periódicos devem ser abreviados conforme a “List of Jounals Indexed in Index Medicus”. URLs para as referências e DOI dos artigos devem ser informados. Para elaboração das referências observar as recomendações das NORMAS DE VANCOUVER, ver item 3.

Agradecimentos: Quando pertinentes, dirigidos a pessoas ou instituições que contribuíram para a elaboração do trabalho. Incluir no final do texto, antes das referências.

Citação no texto: ordem numérica de acordo com o aparecimento no texto. Colocar sobrescrito, sem espaço e se constar no final do parágrafo colocar o ponto final depois.

Indicação da fonte das citações: As formas de apresentação das fontes consultadas variam em decorrência da inserção no texto, conforme os exemplos a seguir:

  • citação textual, parte do texto é transcrito na íntegra

... a luta, a impossibilidade de coexistência com o outro (p. 50-1)3

  • citação livre, reproduz o conteúdo do documento original

Para Velho (p. 27)5 o indivíduo...

  • citação da fonte secundária (citação de citação) - EVITAR

O homem não se define pelo que é mas pelo que deseja ser (Ortega y Gasset2 apud8 p. 160).

  • citação referente a trabalhos de três ou mais autores

Souza et al.6 ... consultadas periodicamente (p. 7).

  • citações diretas no texto (com mais de 3 linhas) - devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto utilizado e sem aspas.

Autoria e Indicação de Responsabilidade: As pessoas designadas como autores devem ter participado na elaboração dos artigos de modo que possam assumir publicamente a responsabilidade pelo seu conteúdo. A qualificação como autor deve pressupor: a) a concepção e o delineamento ou a análise e interpretação dos dados, b) redação do artigo ou a sua revisão crítica, e c) aprovação da versão a ser publicada. No final do texto devem ser especificadas as contribuições individuais de cada autor na elaboração do artigo (ex. SM Silva - trabalhou na concepção e na redação final; CM Assis - na pesquisa e na metodologia). Incluir no final do texto antes das referências.

3. Normas para elaboração das referências

Para elaboração das referências e das citações devem ser seguidas as recomendações das NORMAS DE VANCOUVER.

  • Livros e monografias:

Silva AMBF. Terapia ocupacional e violência doméstica: ações interdisciplinares de acolhimento e cuidado. Curitiba: Editora CRV, 2017. 

Maximino V, Liberman F. Grupos e terapia ocupacional : formação, pesquisa e ações. São Paulo: Summus, 2015.

  • Capítulo de livro:

Galheigo SM. Social Occupational Therapy in Brazil: A Historical Synthesis of the Constitution of a Field of Knowledge and Practice. In: Lopes RE, Malfitano APS (Org.). Social Occupational Therapy E-Book: Theoretical and Practical Designs. 1ed. London: Elsevier, 2021, v. 1, p. 11-21.

Zanoni LF, Oliver FC. Ensino superior, participação de jovens com deficiência e as contribuições de práticas de terapeutas ocupacionais. In: LOPES RE, BORBA PLO. Terapia ocupacional, educação e juventudes - conhecendo práticas e reconhecendo saberes. 1ed. São Carlos: EDUFSCar, 2022, v. 1, p. 399-416.

  • Artigos de periódicos: 

Lancman S, Barros, JO. Notas sobre o uso do trabalho enquanto atividade terapêutica e suas interfaces com a Terapia Ocupacional. Rev Ter Ocup Univ São Paulo. 2022; (1-3): e207113. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v32i1-3pe207113

Oliveira TP, Barros JO, Lancman S. Perspectivas de atuação do Terapeuta Ocupacional em Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) de um hospital universitário terciário. Rev Ter Ocup Univ. São Paulo. 2022;32(1-3):e204929. https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/204929

Soares CRS, Oliver FC, Barros J de O, Batista MPP, Othero MB, Muramoto MT, Galheigo S, Lancman S. Afirmação e retomada de uma trajetória: novas perspectivas da Revista de Terapia Ocupacional da USP. Rev Ter Ocup Univ São Paulo. 2022;32(1-3):e207164. https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/207164

  • Teses:

Bregalda MM. Formação graduada em terapia ocupacional e desenvolvimento de competências relacionais: estudo dos currículos dos cursos públicos no Brasil [tese]. São Paulo: Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina; 2019. doi:10.11606/T.5.2019.tde-18112019-090832.

Rocha EF. Terapia ocupacional e reabilitação de pessoas com deficiência: como aprendi a polir lentes com Espinosa [livre docência]. São Paulo: Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina; 2019. doi:10.11606/T.5.2020.tde-18032021-122223.

4. Considerações éticas:

A REVISTA RESPEITA A RESOLUÇÃO CNS Nº 466, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2012. Os trabalhos apresentados devem seguir os critérios da ética em pesquisa com seres humanos e é obrigatório que os autores explicitem, no corpo do trabalho, se houve aprovação do Comitê de Ética da instituição onde o estudo foi realizado. 

Todos os artigos que envolvam seres humanos, incluindo relatos de experiências com estudantes/serviços e usuários que permitam identificação dos envolvidos, requerem aprovação do Comitê de Ética.

Devem estar anexados:

  • Declarão de cessão integral dos direitos autorais à Revista de Terapia Ocupacional  da  USP.
  • Declaração de responsabilidade,  de  conflitos  de  interesse  e  de autoria do conteúdo do artigo (conforme modelo disponível no item DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL) assinada por TODOS os autores.
  • Comprovante de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da instituição (Parecer consubstanciado do CEP obtido no site da  Plataforma Brasil).

Estas declarações devem ser anexadas no Portal da revista no momento da submissão, como documentos suplementares não acessível aos pareceristas.

5. Check list final para submissão

Antes de submeter o artigo, recomendamos que o autor consulte o check list abaixo:

CHECK LIST PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS

a) Número de Caracteres

  • Arquivo da submissão deve estar em formato Microsoft Word
  • Artigos Originais e Teóricos: não devem ultrapassar 7000 palavras.
  • Artigos de Revisão: não devem ultrapassar 6000 palavras.
  • Relatos de Experiência/Estudos de Caso/Ponto de Vista/Entrevistas: não devem ultrapassar 5000 palavras.
  • Resumos:  Português e Inglês contendo de 150 a 200 palavras. 
  • Indicar mínimo de três e máximo de seis Descritores/Keywords.

b) Autores: Cadastrar todos os autores no Portal da Revista no link do seu artigo 

c) Página de rosto deve conter nesta ordem (e deve ser anexada na primeira página do arquivo de seu artigo):

  • Título em Português.
  • Título em Inglês.
  • Nome completo dos autores  com endereço eletrônico, ORCID e maior grau acadêmico e identificação das instituições as quais os autores estão vinculados.
  • Referência ao trabalho como parte integrante de dissertação, tese ou projeto.
  • Referência à apresentação do trabalho em eventos (indicando nome do evento, local e data de realização).
  • Endereço para correspondência do autor principal.
  • E-mail de todos os autores.

d) Elementos gráficos:

  • Até 5 (podem ser figuras, quadros, gráficos, tabelas) com seus respectivos títulos e legendas.
  • Não é permitido compilar dois ou mais recursos gráficos e contabilizá-los como um único.
  • Devem vir na sequência da citação no corpo do texto e anexados separadamente em documentos suplementares.

e) Referências e Citações no texto:

  • Para citações no texto observar as normas da revista (Vancouver). Seguir a ordem numérica de acordo com o aparecimento no texto.
  • Para elaboração das referências observar as recomendações das Normas de Vancouver, conforme diretrizes de autores.
  • A Revista sugere que sejam utilizadas no máximo 30 referências.
  • URLs para as referências e DOI dos artigos devem ser informados.

f) Anexar no site (em documentos suplementares):

  • Declarações  de  cessão  integral  dos  direitos  autorais  à  Revista  de  Terapia Ocupacional  da  USP e  de  responsabilidade,  de  conflitos  de  interesse  e  de autoria do conteúdo do artigo (conforme modelo disponível no item DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL) assinadas por TODOS os autores;
  • Comprovante  de  aprovação  do  Comitê  de  Ética  em  Pesquisa  (CEP)  da instituição  (Parecer  consubstanciado do CEP obtido no site da Plataforma Brasil).
Os artigos que não atenderem, em um prazo máximo de 6 meses, às solicitações de complementação da documentação solicitada, serão automaticamente arquivados.

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