Versão brasileira do Social Support Appraisals: estudos de confiabilidade e validade
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v27i1p1-11Palavras-chave:
Apoio social, Criança, Adolescente, Validade dos testes.Resumo
O Social Support Appraisals avalia a percepção de crianças e adolescentes sobre o apoio social recebido da família, amigos, professores e outras pessoas da comunidade. O objetivo do estudo foi avaliar a confiabilidade e a validade de construto da versão brasileira do instrumento. Participaram 766 crianças e adolescentes, com idades entre 9 e 18 anos. Para a coleta de dados foram usados o Formulário de Identificação, a versão brasileira do Social Support Appraisals e o Questionário de Capacidades e Dificuldades. Resultados: A análise fatorial indicou uma estrutura com 5 fatores na qual se verificaram itens isolados no fator F5. Diante disso, os respectivos itens foram excluídos e as análises posteriores foram feitas considerando os 23 itens restantes. Quanto à consistência interna, o índice de alfa foi igual a 0,89 para a escala total. Foi encontrada validade divergente entre a versão brasileira do Social Support Appraisals e o Questionário de Capacidades e Dificuldades, mostrando-se parcialmente satisfatória. Considera-se que este estudo permite disponibilizar uma versão reduzida do instrumento para a utilização em pesquisas futuras, a fim de dar continuidade às investigações acerca do apoio social e associações com variáveis relacionadas ao desenvolvimento infantojuvenil.