Construindo-se terapeuta ocupacional no grupo de reflexão da prática: um espaço para ação-reflexão-ação.

Autores

  • Regina Helena Vitale Torkomian Joaquim Universidade Federal de São Carlos UFSCar
  • Taís Quevedo Marcolino Universidade Federal de São Carlos UFSCar
  • Maria Fernanda Barboza Cid Universidade Federal de São Carlos UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v28i2p254-260

Palavras-chave:

Terapia ocupacional/ensino, Educação, Ensino/recursos humanos, Prática profissional, Capacitação de recursos humanos em saúde.

Resumo

A formação em Terapia Ocupacional demanda diversificação de cenários e estratégias de ensino-aprendizagem. No terceiro ciclo da unidade de prática na UFSCar os estudantes subdividem-se em grupos de reflexão da prática, em processo de metodologia ativa, ancorada na espiral construtivista. O presente trabalho relata tal experiência por meio da análise temática dos registros docentes. Os temas abarcam (a) reflexões iniciais: acolhimento e questões institucionais; (b) compreensão das pessoas sob cuidado em terapia ocupacional; (c) lugar do campo/serviço/instituição; (d) singularidades dos sujeitos; (e) reflexões sobre ser terapeuta ocupacional; (f) responsabilidades, conceitos e instrumento de trabalho. Tal espaço para reflexão distancia-se das demandas urgentes da prática, gerando satisfação entre os estudantes, que percebem seus sentimentos, conceitos e valores que devem ser revisitados e, algumas vezes, transformados para o exercício da prática profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina Helena Vitale Torkomian Joaquim, Universidade Federal de São Carlos UFSCar

Departamento de Terapia Ocupacional.
Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional.
Programa de Pós-Graduação em Gestão da Clínica

Taís Quevedo Marcolino, Universidade Federal de São Carlos UFSCar

Departamento de Terapia Ocupacional.
Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional

Maria Fernanda Barboza Cid, Universidade Federal de São Carlos UFSCar

Departamento de Terapia Ocupacional.
Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional

Publicado

2017-10-25

Como Citar

Joaquim, R. H. V. T., Marcolino, T. Q., & Cid, M. F. B. (2017). Construindo-se terapeuta ocupacional no grupo de reflexão da prática: um espaço para ação-reflexão-ação. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 28(2), 254-260. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v28i2p254-260

Edição

Seção

Relatos sobre projetos e experiências