XI Encontro Nacional de Docentes de Terapia Ocupacional: refletindo sobre os processos de formação acadêmica e profissional

Autores

  • Roseli Esquerdo Lopes Universidade Federal de São Carlos; Departamento de Terapia Ocupacional
  • Fátima Corrêa Oliver Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina; Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação
  • Ana Paula Serrata Malfitano UFSCar; Departamento de Terapia Ocupacional
  • Sandra Maria Galheigo USP; FM; Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional
  • Marta Carvalho de Almeida USP; FM; Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v19i3p159-166

Palavras-chave:

Terapia Ocupacional, Organização & administração, Evento científico e de divulgação, Terapia Ocupacional^i1^stendênc, Terapia ocupacional^i1^seduca, Terapia ocupacional^i1^srecursos huma, Formação de recursos humanos, Educação superior

Resumo

Apresenta-se a descrição e os resultados do XI Encontro Nacional de Docentes de Terapia Ocupacional, que promoveu a discussão coletiva acerca da formação profissional. Foi realizado em setembro/2008, na Universidade de São Paulo, com a temática da ampliação dos processos de formação acadêmica e profissional para a cidadania e inclusão social. Houve a reflexão e os encaminhamentos sobre a articulação e a integração do ensino de graduação com as políticas públicas de saúde, de assistência social e de educação; a atualização e a apresentação de parâmetros sobre os principais debates referentes às tecnologias sociais na profissão; a definição de algumas estratégias coletivas para se lidar com os principais problemas do campo do ensino de pós-graduação e da pesquisa na área, entre outros temas. Permanece o desafio e a necessidade de uma articulação coletiva para o encaminhamento das proposições debatidas e a continuidade dos trabalhos, a fim de que, efetivamente, dirija-se ao fortalecimento e à consolidação da terapia ocupacional no cenário de formação de recursos humanos, nos níveis de graduação e pós-graduação, bem como se possa contribuir para a 'implementação' de práticas sociais que busquem a melhora das condições de vida dos grupos populacionais para os quais a terapia ocupacional dedica sua intervenção.

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Publicado

2008-12-01

Como Citar

Lopes, R. E., Oliver, F. C., Malfitano, A. P. S., Galheigo, S. M., & Almeida, M. C. de. (2008). XI Encontro Nacional de Docentes de Terapia Ocupacional: refletindo sobre os processos de formação acadêmica e profissional . Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 19(3), 159-166. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v19i3p159-166

Edição

Seção

Artigo Original