Pobreza familiar, desenvolvimento neuropsicomotor e brincadeiras de crianças de regiões insular e continental de Belém

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v29i2p179-186

Palavras-chave:

Criança, Desenvolvimento Infantil, Pobreza, Brincadeiras, Jogos e brinquedos

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar a associação entre pobreza familiar, desenvolvimento neuropsicomotor e brincadeiras de crianças de dois contextos (insular e continental) do município de Belém. Trata-se de um estudo transversal, com caráter descritivo-exploratório. Participaram deste estudo 319 crianças na faixa etária de três a quatro anos de idade. Utilizou-se o Teste de Triagem do Desenvolvimento de Denver II, um questionário para identificar as condições socioeconômicas da família e características das brincadeiras, além de um instrumento de medição do nível de pobreza familiar. Foi usado o teste χ2, com nível de significância de 5% (p-valor <0,05). Das 319 crianças avaliadas, o percentual de suspeita de atraso no desenvolvimento chegou a 77,7%. O nível de pobreza da família (p=0,01) associou-se ao tipo de brincadeira. Já a variável de espaço para brincar associou-se com o contexto geográfico do município (p=0,004). Considera-se que este estudo possa colaborar para o entendimento da importância das brincadeiras em contextos de desenvolvimento marcados pela pobreza familiar e em regiões com características peculiares como a Amazônia e adequação das políticas públicas.

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Biografia do Autor

Elson Ferreira Costa, Universidade Federal do Pará

Terapeuta Ocupacional, Doutorando do Programa de Pós-graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento da Universidade Federal do Pará, Membro do Laboratório de Ecologia do Desenvolvimento Humano

Lília Iêda Chaves Cavalcante, Universidade Federal do Pará

Docente do Programa de Pós-graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento da Universidade Federal do Pará, Coordenadora do Laboratório de Ecologia do Desenvolvimento

Samyra Said de Lima, Universidade Federal do Pará

Fisioterapeuta, Membro do Laboratório de Ecologia do Desenvolvimento da Universidade Federal do Pará

Camila de Nazaré Alencar, Universidade do Estado do Pará

Terapeuta Ocupacional, residente multiprofissional na Universidade do Estado do Pará, Membra do Laboratório de Ecologia do Desenvolvimento

Publicado

2018-12-31

Como Citar

Costa, E. F., Cavalcante, L. I. C., Lima, S. S. de, & Alencar, C. de N. (2018). Pobreza familiar, desenvolvimento neuropsicomotor e brincadeiras de crianças de regiões insular e continental de Belém. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 29(2), 179-186. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v29i2p179-186

Edição

Seção

Artigo Original