Narrativas dos educadores sobre a inclusão escolar de estudantes com deficiência na escola regular: indicativos para uma terapia ocupacional no campo da educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v32i1-3pe204809

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Exclusão, Terapia ocupacional, Educação, Educadores, Escola

Resumo

A inclusão escolar de estudantes com deficiência em escolas regulares depende de políticas públicas, de um ensino de qualidade, além de possuir um caráter relacional, havendo a necessidade de se considerar o outro em sua complexidade. Por ser relacional, a inclusão escolar produz afetos, como o medo e a alegria, e as esferas micro e macroestruturais, num movimento dialético inclusão/exclusão. As ações de profissionais que atuam no contexto escolar podem tensionar essa relação dialética. Este artigo apresenta resultados parciais de pesquisa qualitativa avaliativo-reflexiva que pretendeu detectar os efeitos da inclusão de estudantes com deficiência no cotidiano escolar. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 5 educadoras de uma escola pública regular da cidade de São Paulo, escolhidas intencionalmente. Os resultados das entrevistas foram analisados segundo método de análise de conteúdo. As dificuldades de entrar em contato com os estudantes com deficiência, tendo o medo como afeto central, dificulta a construção de projetos inclusivos e aumenta o sentimento de solidão e impotência dos educadores. As relações de amizade aumentavam a potência de educadores, diminuíam a solidão, permitindo criar projetos de inclusão escolar. Em um momento de desmonte de políticas públicas pró-inclusão, novas pesquisas sobre o tema fazem-se necessárias.

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Biografia do Autor

  • Camila Cristina Bortolozzo Ximenes de Souza, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional

    Docente temporária e Terapeuta Ocupacional do Curso de Terapia Ocupacional do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil. Terapeuta ocupacional (USP), Mestra em ciências (USP), Doutora em Humanidades (USP).

  • Pérola Prado, Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de São Paulo, AMA/UBS Integrada Vila Nova Jaguaré/Projeto Rede

    O artigo é parte do Projeto de Pesquisa de Iniciação Científica intitulado “Contribuições da Terapia Ocupacional nos Processos de Inclusão de Crianças com Deficiência no Contexto Escolar” desenvolvido pela então graduanda Pérola Prado e orientado pela Profª Drª Eucenir Fredini Rocha entre 2014 e 2015, que contou com o apoio da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo por meio do Programa Ensinar com Pesquisa.

    Terapeuta ocupacional em equipe Multiprofissional de atenção básica na AMA/UBS Integrada Vila Nova Jaguaré e supervisora técnica no Projeto Rede, projeto de garantia de inclusão escolar em parceria com a Secretaria Municipal de Educação da cidade de São Paulo. Terapeuta ocupacional (USP), Especialista em saúde mental (EEUSP).

  • Eucenir Fredini Rocha, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional

    Professora Associada do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil. Terapeuta Ocupacional (USP), Mestra em Psicologia Escolar (USP) e Doutora Psicologia Social (USP), Livre Docente (FMUSP). Docente do Programa de Pós-Graduação “Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas-FFLCH/USP-DIVERSITAS” e do Mestrado Profissional “Formação Interdisciplinar em Saúde” (Odontologia/Faculdade Saúde Pública/Enfermagem/Instituto Psicologia-USP). 
    O artigo é parte do Projeto de Pesquisa de Iniciação Científica intitulado “Contribuições da Terapia Ocupacional nos Processos de Inclusão de Crianças com Deficiência no Contexto Escolar” desenvolvido pela então graduanda Pérola Prado e orientado pela Profª Drª Eucenir Fredini Rocha entre 2014 e 2015, que contou com o apoio da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo por meio do Programa Ensinar com Pesquisa.

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Publicado

2022-12-29

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Souza, C. C. B. X. de . ., Prado, P. ., & Rocha, E. F. . (2022). Narrativas dos educadores sobre a inclusão escolar de estudantes com deficiência na escola regular: indicativos para uma terapia ocupacional no campo da educação. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 32(1-3), e204809. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v32i1-3pe204809